Melhores jogos narrativos de 2022
Tecmundo
A cada ano, os jogos narrativos ganham mais adeptos, com títulos cujas histórias são envolventes e gráficos impressionantes. Não é exagero afirmar que 2022 foi o ano desse gênero nos video games.
Com tantas narrativas à disposição, o trabalho de selecionar os melhores se tornam muito difícil. Por essa razão, optamos por escolher os games com melhor enredo e que fizeram bom uso de suas capacidades cinematográficas, colocando os jogadores em uma experiência imersiva com seus protagonistas.
Invariavelmente, podemos ter deixado de fora um ou outro jogo que você gostaria de ver nesta seleção, o que, em hipótese alguma, significa que não foram merecedores. Sem mais delongas, mais aos melhores. Confira.
Dying Light 2 Stay Human
(Fonte: Techland/Reprodução)Fonte: Techland
Abrimos a lista de melhores jogos narrativos de 2022 com Dying Light 2 Stay Human, sequência do já sucesso Dying Light. O título se passa algumas décadas após o transcorrer da história original, trazendo aos jogadores um novo protagonista, Aiden.
Naquele mesmo mundo pós-apocalíptico, você tenta sobreviver em um dos últimos refúgios considerados seguros no mundo. Desenvolvido pela Techland, o game foi lançado em fevereiro desse ano para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S.
Um dos principais elogios feitos a Dying Light 2 Stay Human diz respeito a seu mapa, maior do que o primeiro jogo, conferindo ao player muita liberdade para explorar o universo.
Você pode interagir com muitos jogadores e facções que administram a cidade, enquanto vasculha o mapa atrás de itens para criar equipamentos novos.
God of War: Ragnarok
(Fonte: PlayStation/Reprodução)Fonte: PlayStation
God of War é uma das franquias de maior sucesso nos últimos 20 anos, e conseguiu entregar uma das mais brilhantes narrativas de jogos do gênero este ano. God of War: Ragnarok é um dos melhores títulos de 2022.
A história se baseia no título antecessor, colocando Kratos e Arteus em busca do deus da guerra nórdico Týr para com ele combaterem Odin e o que sobrou de Asgard. É uma trama muito bem trabalhada, que mostra a luta de um pai para manter seu filho seguro mesmo no meio de um mundo hostil.
Lançado no início de novembro para PS4 e PS5, o título coloca Kratos diante do dilema de saber se precisará voltar aos velhos tempos para impedir o fim do mundo, enquanto precisa lidar com o crescimento de seu filho durante essa jornada.
Ainda que os novos caminhos que o jogo tomou a partir de 2018 não possam ser considerados um reboot, muitos jogadores da tradicional franquia para PlayStation assim o enxergam. Seja como for, é um sucesso retumbante.
Horizon Forbidden West
(Fonte: PlayStation/Reprodução)Fonte: PlayStation
Outro dos jogos de narrativa que foram bastante aguardados em 2022, Horizon Forbidden West foi lançado pela Guerrilla Games em fevereiro deste ano para PS4 e PS5. O game é a sequência natural de Horizon Zero Dawn, de 2017.
O título nos leva a uma versão pós-apocalíptica do oeste norte-americano. Assumimos, novamente, o papel da protagonista, Aloy, em sua caminhada pela Califórnia, Nevada e Utah, para aprimorar suas habilidades.
No jogo, a região oeste dos Estados Unidos está se recuperando de um evento de extinção causado por robôs. Com um mundo aberto e várias missões a serem exploradas, os jogadores enfrentam tempestades e máquinas mortais, na busca de encontrar a origem para uma praga que mata todos que são infectados.
A Plague Tale: Requiem
(Fonte: Unreal Engine/Reprodução)Fonte: Unreal Engine
A Plague Tale: Requiem, disponível para Xbox Series X|S, PC, Nintendo Switch (via nuvem) e PS5, é especial para quem está atrás de jogos narrativos cuja história contemple uma aventura realmente emocionante.
Continuação de A Plague Tale: Innocence, o game inicia após os eventos do título anterior. Extremamente imersivo, o título coloca o jogador diante dos irmãos Amicia e Hugo, que alimentam a esperança de que seja possível curar o garoto de sua maldição.
Eles descobrem uma ilha, que pode ser a chave para a salvação de Hugo, e é aí que A Plague Tale: Requiem te joga em uma narrativa super desafiadora. O sucesso do game já fez os fãs pediram ao Asobo Studio que providencie uma sequência.
The Quarry
(Fonte: Supermassive Games/Reprodução)Fonte: Supermassive Games
Pode espantar muita gente, mas uma das melhores narrativas de 2022 é de um jogo de terror. The Quarry tem sua abordagem totalmente focada em contar uma história, muito mais do que em causar sustos.
O título, disponível para Xbox, PS4, PS5 e Microsoft Games, acompanha um grupo de adolescentes, monitores de um acampamento, que terá que sobreviver a uma noite recheada de perigos.
Em suma, o jogador terá a vida (ou a morte) de cada um desses adolescentes em suas mãos, devendo definir o que acontecerá em The Quarry através de escolhas.
Entre os elogios feitos ao game, podemos destacar como consegue construir uma atmosfera característica dos filmes de terror clássicos, com personagens relevantes e situações que, se não chegam a inventar a roda, torna a experiência bastante divertida.
New Tales From The Borderlands
(Fonte: Gearbox/Reprodução)Fonte: Gearbox
Um dos melhores jogos narrativos de 2022 também foi lançado recentemente. New Tales From The Borderlands coloca você diante de três personagens que estão vivendo o pior dia de suas vidas – literalmente.
O planeta deles está sendo invadido e é missão deles, comandados por você, impedir que o pior aconteça. A narrativa de New Tales From The Borderlands é dividida em cinco partes, apresentando personagens enquanto mergulha o jogador em uma trama com toques cinematográficos.
Como todo bom game do gênero, todas as escolhas que você fizer enquanto joga vão afetar o desenrolar da trama. Sim, isso significa que você precisa estar bem atendo para dar os passos certo.
Vampire: The Masquerade – Swansong
(Fonte: Big Bad Wolf/Reprodução)Fonte: Big Bad Wolf
Das escolhas que fizemos para essa seleção de melhores narrativas em jogos lançados em 2022, Vampire: The Masquerade – Swansong é uma opção que agradou em cheio os fãs de RPG.
Isso porque o jogo, desenvolvido pela Big Bad Wolf, foi adaptado de Vampire: The Masquerade, jogo de RPG de mesa da série World of Darhness.
Você tem a missão de controlar três vampiros com diferentes habilidades, alternando entre eles ao longo do jogo, que envolve descobrir pistas, resolver mistérios e descobrir quem deseja expor os vampiros.
Cada escolha e maneira de usar suas habilidades, até mesmo o desenvolvimento dos diálogos, afeta sua trajetória no game. Se ficou interessado, o título está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.
Immortality
(Fonte: Xbox/Reprodução)Fonte: Half Mermaid Productions
As pessoas que acompanham o trabalho de Sam Barlow vão entender a razão para que Immortality esteja entre os melhor games narrativos de 2022.
Assim como Her Story e Telling Lies, Immortality é uma espécie de filme interativo, no qual precisamos descobrir a verdade por trás do desaparecimento da modelo e atriz Marissa Marcel.
A jogabilidade do game foi tão elogiada, que rendeu a ele uma grande quantidade de indicações no The Game Awards deste ano. Além de poder jogar no PC, o título está disponível para Xbox One e Xbox Series X|S.
Elden Ring
(Fonte: Xbox/Reprodução)Fonte: FromSoftware
É preciso começar a explicação sobre a presença de Elden Ring entre os melhores jogos narrativos, contando que ele foi eleito jogo do ano nos Golden Joystick Awards e estão entre os mais indicados do Brazil Game Awards.
Criado pela FromSoftware, é um jogo de mundo aberto que lembra Dark Souls, em que a semideusa Rainha Marika governa as Terras Intermédias, tempos após a destruição do Anel Prístino.
O jogador, um "Maculado", deve atravessar o reino para encontrar as Grandes Runas e restaurar o Anel Prístino, tornando-se o Lorde Prístino. Nada como ter George R.R. Martin como um dos criadores do enredo. O título está disponível para Microsoft Games, PS4, PS5 e Xbox.