Home
Estilo de Vida
É normal menstruar após os 60 anos? Vera Holtz compartilha experiência
Estilo de Vida

É normal menstruar após os 60 anos? Vera Holtz compartilha experiência

publisherLogo
Anamaria
29/08/2023 22h49
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15740933/original/open-uri20230829-19-74gzev?1693352075
©Foto: Cesar Alves/Rede Globo
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Vera Holtz menstruou aos 63 anos, durante gravação do filme 'As Quatro Irmãs'. Atualmente com 70 recém-completados no último dia 07 de agosto, a atriz falou pela primeira vez sobre o fato inusitado em entrevista à revista VEJA.

"Eu estava na cozinha, fazendo uma cena de diálogo com meus pais, e isso irrompeu em uma menstruação, começou a pingar sangue. Mas o que foi interessante naquele momento foi entender do feminino, da menstruação, do que nos diferencia", relata.

Holtz lidou naturalmente com o ocorrido, de acordo com sua própria fala. "O fato de óbvio que uma pessoa que menstrua tem óvulos, filhos, continuidade, ancestralidade. Casei várias vezes, mas não oficialmente, sem repetir o comportamento modelo de mulher, sempre rompi com isso”, explicou.

MAS O QUE ACONTECEU?

Embora a menstruação após os 60 anos seja incomum, visto que a maioria das pessoas do sexo feminino entram na menopausa e param de menstruar por volta dos 45 e 55 anos, ela pode acontecer, como afirma o médico ginecologista e obstreta Alexandre Pupo, em consulta à AnaMaria Digital.

Porém, um fato chama a atenção no depoimento de Vera e não pode passar batido. Ela disse estar passando por terapia de reposição hormonal na época em que teria supostamente menstruado. Dessa forma, o que ela teve na verdade foi um sangramento vaginal pós-menopausa.

A ginecologista e obstetra Fernanda Lehrer detalhou em entrevista para a CNN Brasil que todo sangramento que acontece depois da menopausa – correspondente ao último ciclo menstrual e que alcança o marco de um ano sem menstruar - recebe esse nome.

Esses sangramentos, segundo Lehrer, são comuns nas situações em que a mulher eventualmente possa esquecer ou fazer o uso inadequado da medicação e, portanto, apresentar sangramentos por privação hormonal.

Nestes casos, ela fala, em que há erro na administração da medicação ou até mesmo em pausas estabelecidas por um médico, o endométrio (tecido do corpo humano que está localizado no interior do útero) prolifera e, com isso, é possível ocorrer o sangramento vaginal.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também