Três dicas para manter uma dieta rica e se alimentar melhor
Anamaria
O mundo nunca mais foi o mesmo após a pandemia -- e nem a saúde dos brasileiros. Por conta da COVID-19, que durou mais de dois anos, pessoas do mundo inteiro precisaram passar pelo confinamento e, com isso, desenvolveram picos de estresse e ansiedade que foram “descontados” em uma alimentação exagerada.
Uma pesquisa realizada com 1.470 pessoas, que responderam a um questionário pela internet, mostrou que 23% dos participantes ganharam peso durante a pandemia, e o ganho médio foi de 2,8 quilos.
“Garantir uma rotina mais saudável nem sempre é fácil, mas já ficou provado que ingerir diariamente industrializados e muita gordura pode causar graves problemas de saúde. Na pandemia, pudemos observar o quanto o nosso cérebro influencia todo o nosso corpo, pois muitas pessoas pararam de se alimentar, enquanto outras sofreram com o sobrepeso, comendo compulsivamente, lutando contra a ansiedade”, afirma Regiele Alves, Head de qualidade da Manipulaê.
E por falar em ansiedade, a boa alimentação pode, inclusive, ajudar na recuperação de transtornos mentais. Pesquisas apontam que indivíduos com um padrão de dieta saudável conseguem reduzir 16% o risco de transtorno depressivo. Mas, afinal, como manter uma dieta rica e se alimentar melhor? AnaMaria Digital de conta 3 dicas:
1- Invista em proteínas
São essenciais para a construção e o reparo de tecidos do corpo, como músculos, pele, cabelos e unhas. Elas contêm aminoácidos, que são os blocos de construção do corpo, necessários para as vitaminas das proteínas do organismo.
2- Procure suplementos para reposição de vitaminas
Quando há carência de nutrientes na dieta, como deficiências de vitaminas, minerais ou outros nutrientes essenciais, é necessário buscar por suplementos. Por exemplo, indivíduos com deficiência de vitamina D, ferro, vitamina B12 ou ácido fólico podem precisar de suplementação alimentar para corrigir essas deficiências. No caso de pessoas com sobrepeso, esses nutrientes podem ser combinados a ativos inibidores de apetite, caso o médico ache necessário para o caso do paciente.
3- Não se prive, modere
A palavra dieta para alguns pode ser sinônimo de privação de refeição, quando, na verdade, é um período de reestruturação alimentar que visa trazer benefícios para o seu corpo. Nem sempre é necessário cortar totalmente o consumo de doces, mas a moderação deve ser aderida.