A pizza não é italiana? Veja o que diz historiador que tem gerado polêmica
Aventuras Na História
Na região mediterrânea, que é muito apegada à sua cultura gastronômica, criticar a comida e a origem dos pratos tradicionais não é uma atitude bem aceita. O historiador Alberto Grandi, da Universidade de Parma, no entanto, tem feito justamente isso — ao questionar a origem até mesmo da pizza, tradicionalmente referida como símbolo da cozinha italiana.
Pizza é norte-americana?
Em entrevista recentemente concedida ao jornal "Financial Times", o pesquisador afirmou que a cozinha italiana, como a conhecemos hoje, é mais norte-americana do que italiana.
Ele também apontou que a carbonara, um molho tradicional italiano, na verdade foi criada nos Estados Unidos, e que o queijo parmesão produzido hoje é menos fiel à receita original do que um queijo produzido no estado de Wisconsin, também nos Estados Unidos.
Preparo de massa de pizza / Crédito: Imagem de Jacqueline Macou por Pixabay
Tiramisu e panetone também
Grandi, que é italiano, também argumenta que o tiramisu e o panetone são invenções recentes e que a pizza, que era considerada "porcaria", só se tornou famosa depois que chegou aos Estados Unidos.
Enquanto permaneceu em Nápoles, a pizza era uma grande porcaria. Mas quando chegou a Nova York, ela ganhou novidades e, principalmente, o molho de tomate, tornando-se a maravilha que conhecemos hoje", disse Grandi ao jornal italiano Corriere della Sera.
Sem a viagem dos italianos à América, tenho que certeza de que a pizza teria desaparecido", acrescentou.
Imagem ilustrativa de panetone / Crédito: Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Identidade italiana
Na visão de Grandi, em um esforço para criar uma identidade própria, a Itália teria inventado origens para pratos que já existiam ou que foram influenciados por outras regiões do mundo, como os Estados Unidos e até o Brasil.
Confundimos identidade com raízes. A nossa história é repleta de pessoas que emigraram para a América, para o Brasil, para a Bélgica", disse o historiador na ocasião, de acordo com o G1.
Críticas
A ideia, no entanto, não foi bem recebida pelos italianos, que acusaram Grandi de ser oportunista e midiático.
Esse homem teve uma infância miserável com uma família que não sabia cozinhar e agora quer reescrever a história. Me pergunto quanto o governo francês deve estar pagando para que ele fale essas coisas", disse uma internauta italiana.
Imagem ilustrativa de Pizza / Crédito: Imagem de Daria-Yakovleva por Pixabay
Como explicou o portal de notícias, França e Itália frequentemente disputam o título informal de melhor cozinha na Europa.
Segundo a fonte, a associação de produtores e fazendeiros italianos, Coldiretti, também condenou a afirmação do historiador, uma vez que surge justamente no momento em que a Itália está tentando tornar sua gastronomia um patrimônio cultural da humanidade.
O Ministério da Cultura do país apresentou recentemente a candidatura da gastronomia italiana ao título de Patrimônio Cultural da Unesco, que será avaliada até 2025.