Antiga colher pode fornencer informações sobre a higiene medieval
Aventuras Na História
Uma rara colher de prata para coleta de cera de ouvido, datada entre 1350 e 1400, foi descoberta em um campo próximo a King's Lynn, Norfolk, na Inglaterra. O artefato possui uma concha em uma extremidade e uma ponta achatada na outra, sugerindo também possível uso para limpeza sob as unhas.
Em entrevista à BBC, Helen Geake, especialista do Portable Antiquities, destacou que o design medieval da colher, com cabo "torcido de cevada" e uma linha de pontos perfurada, a distingue dos modelos romanos, que frequentemente incluíam um laço de suspensão.
Além disso, a peça reforça sua sofisticação para a época, uma vez que a "prata era rara antes da chegada do metal precioso da América do Sul à Europa, a partir de meados do século XVI", acrescentou a especialista.
Sob investigação
A datação preliminar, baseada em características estilísticas, sugere que o artefato pertence ao final da Idade Média, durante os reinados de Eduardo III e Ricardo II. Apesar disso, a falta de achados semelhantes em contextos arqueológicos claros dificulta a análise mais precisa desses objetos.
Para comparação com outros itens de prata medievais, há 1.200 broches, 1.200 anéis e 29 alfinetes no banco de dados. Os romanos são bem parecidos, mas este tem um design medieval característico de uma linha de pontos feita com um punção e, diferentemente dos romanos, não tem um laço de suspensão", explicou Geake.
A colher foi encontrada por um detector de metais em julho e agora está sob investigação de um legista para confirmar sua origem e contexto histórico, repercute a BBC. Para Geake, o item “oferece uma janela interessante para o mundo medieval porque não vemos itens de higiene pessoal ou maquiagem com muita frequência".