O homem que bateu recorde ao comer um avião
Aventuras Na História
Na natureza, existem alguns tipos básicos de dietas: há animais que se alimentam exclusivamente plantas (herbívoros), outros de carne (carnívoros) e até mesmo os que comem de tudo, como nós, humanos (onívoros). No entanto, um homem francês em levou a ideia de "comer de tudo" um pouco além do imaginado por muitos e chamou a atenção no fim da década de 1970, depois de comer um avião inteiro.
O responsável por tal façanha se chama Michel Lotito, mais conhecido como Senhor Come Tudo ("Monsieur Mangetout" em francês). Nascido na França em 1950, ele foi detentor do recorde de dieta mais estranha do mundo, segundo o Guinness World Records, o livro dos recordes.
Conforme descreve publicação no site oficial do Guinness, o feito de Lotito levou dois anos para ser realizado, ocorrendo entre 1978 e 1980, e o avião que o francês comeu era um Cessna 150, que pesava cerca de 500kg. Por mais que a história pareça absurda ao ponto de ser falsa, o Guinness costuma verificar todos os fatos antes de conceder o título de recordista a alguém.
Capacidade única
O livro dos recordes investigou para tentar compreender a capacidade do Monsieur Mangetout de comer objetos estranhos, como peças metálicas. Segundo a publicação, isso só era possível pois o homem possuía um estômago mais grosso, além do revestimento de seu intestino.
A capacidade de Lotito era tão impressionante que ele conseguia ingerir até 900 gramas de metal por dia. Para tanto, ele também ingeria óleo mineral e água, que serviam como um lubrificante para ajudar as peças a 'descerem' melhor — como mastigar metal não é uma tarefa simples, ele as cortava em pedaços pequenos e engolia, como se fossem comprimidos.
Importante mencionar, antes que seja perguntado: não foram informados detalhes de como esses materiais eram excretados pelo homem.
Dieta diversificada
Não basta ser surpreendente o fato de Michel Lotito ter conseguido comer 500 kg de metal em dois anos, a verdade é que a sua 'dieta especial' o acompanhou durante anos.
O UOL explica que ele, entre os anos de 1966 e de 1999, comeu pelo menos 18 bicicletas, 15 carrinhos de supermercado, seis lustres, sete TVs, duas camas, um par de esquis, um computador… Além de outros objetos do cotidiano e o avião. Estima-se que até outubro de 1997, nove toneladas de metal já haviam sido ingeridas.
Vale mencionar ainda que metal não era o único material estranho que ele ingeria. Lotito descobriu sua curiosa capacidade ainda durante a infância, quando tinha 9 anos, e acidentalmente quebrou um copo em sua boca. E então ele começou a mastigar os cacos de vidro.
Por fim, infelizmente o Monsieur Mangetout faleceu em junho de 2007, aos 57 anos de idade, surpreendentemente de causas naturais. Conforme conclui publicação do Guinness, Michel Lotito será sempre lembrado como uma pessoa verdadeiramente única.