Quais os melhores pontos turísticos do Egito?
Aventuras Na História
O Egito é um país muito especial e que vale a pena conhecer! Ele proporciona uma viagem com muito conhecimento, presença em pontos históricos e uma experiência única. As principais cidades para visitação são Cairo, Aswan, Abu Simbel, Kom Ombo, Edfu, Luxor, Abidos, Dendera e Alexandria.
Cairo
Como dica para o início do passeio, Cairo reúne importantes pontos turísticos e históricos, como as incríveis Pirâmides de Gizé, a Grande Pirâmide, a Djoser (primeira a ser construída no mundo) e a enigmática Esfinge, que segundo estudiosos, pode ter sido palco de diversos rituais e até um portal de entrada para as pirâmides.
Em Cairo também é possível encontrar muito conhecimento, referências arquitetônicas e locais religiosos, como templos islâmicos, inclusive a mesquita do rei Muhammad Ali, repleta de abóbadas e cristais. Outros espaços são o bairro Copta, onde está a Igreja de São José, onde a Sagrada Família ficou quando esteve refugiada; o Museu do Cairo, com milhares de itens arqueológicos e até múmias em perfeito estado de conservação e o mercado Khan el Khalili, centro comercial mais antigo do mundo.
Mênphis
Outro lugar especial, e que não pode deixar de ser explorado, é o sítio arqueológico em Mênphis, onde você encontra diversas peças históricas, incluindo um imenso colosso de Ramsés II que está até hoje exatamente onde foi encontrado.
Aswan
Pertinho de Cairo, temos Aswan. Nela se encontra o templo de Ísis, uma das principais Deusas femininas da mitologia egípcia, que fica em uma ilha entre as margens verdejantes do rio Nilo. É possível também passear pelo rio, berço da civilização egípcia, e até nadar nele.
Abu Simbel
Fotografia do Templo de Ramses II / Crédito: Domínio Público
Nas proximidades podemos conhecer templos incríveis. Em Abu Simbel tem os templos de Ramses II e de sua esposa Nefertari, conhecidos pela suas colossais magnitudes, mas também pela suas histórias: ambos foram totalmente desmontados em milhares de peças e reconstruídos no alto de uma colina para abrir espaço para a construção do imenso lago Nasser que controla o fluxo de água do Nilo com seus mais de 500 km de extensão.
Outro templo é o de Sobek, o Deus crocodilo, que além de ser um local de adoração, também era usado como uma espécie de hospital para cura não só física, como também espiritual.
Luxor
Para os aventureiros, o Vale do Reis, em Luxor, é um importante ponto para a visita. Você pode chegar ainda de madrugada e ver o sol nascer, resplandecendo sobre o Nilo, e de manhã visitar as tumbas e o suntuoso templo funerário de Hatshepsut, uma das mulheres mais importantes da história do Egito, que foi faraó no século XV antes de Cristo.
Alexandria
Outra cidade cheia de histórias e curiosidades é Alexandria, um fascinante complexo de catacumbas gregas, repletas de entalhes com simbologia funerária nas pedras e várias câmaras cerimoniais.
Além disso, também é possível fazer uma série de passeios incríveis, passando pelo pilar de Pompeu, por um anfiteatro a céu aberto, a nova biblioteca da cidade litorânea e chegando a uma fortaleza construída no local onde ficava o imenso farol, uma das antigas sete maravilhas do mundo, ponto que soldados locais se defenderam por séculos de invasões estrangeiras.
Oásis de Siwa
Fotografia do Oasis de Siwa / Crédito: Domínio Público
Para fechar a viagem pelo Egito, mais uma experiência especial cheia de conhecimento é em Siwa. É lá que estão as tumbas do Monte dos Mortos e o Oráculo de Amon, onde Alexandre, o Grande, foi coroado o último faraó do Egito.
Outra parada importante e com uma vista linda são as salinas de Siwa, águas cristalinas compostas por 95% de sal, o que faz com que seja possível flutuar tranquilamente por elas em um divertido banho para descarregar toda e qualquer energia negativa.
Para completar o mergulho e a viagem, você pode conhecer a Piscina de Cleópatra, uma fonte natural de água doce cercada de tamareiras, e finalizar o dia com passeios em carros 4x4 pelas dunas, passando por mini-oásis.
* Leandro Lousada é pós-graduado em Ciências da Religião pela Universidade Unimais, cofundador do Canal Conhecimentos da Humanidade e Head de Cultura da FCamara.