Caçador de pedras preciosas encontra safira raríssima de 834 quilates na Austrália
Bons Fluidos
Somente um caçador de pedras preciosas com olhos atentos para encontrar no meio de um terreno na Austrália uma pedra safira bruta, mundialmente conhecida por sua tonalidade azul, ou seja, em seu estado natural.
Este é o caso de Matt Betteridge, que encontrou uma gema desta espécie durante caminhada noturna nos arredores de uma área de mineração de Rubyvale, na Austrália. O mais interessante é que a pedra em questão tem nada menos que o tamanho do punho de uma criança, como descreveu o caçador.
Caçador de pedras encontra safira rara de 834 quilates
Em entrevista a ABC News, site de notícias americano, Matt Betteridge contou que a safira, considerada raríssima, foi avaliada em 834 quilates. Vale lembrar que um quilate equivale a aproximadamente 200 miligramas. Pelo tamanho e peso da Pedra, a gema foi estimada em 67.318 reais.
Para a ABC News, Matt Betteridge relembrou: “Pensei que seria uma pedra de tamanho médio, até não conseguir retirá-la […] Parecia o punho de uma criança pequena, mas muito pesada como um pedaço de chumbo”.
Helen Levonis, avaliadora de joias da Associação Gemológica da Austrália, também conversou com a ABC News e explicou que colecionadores evitam cortar pedras grandes, como o caso de Matt Betteridge, para produzir safiras menores e polidas, pois a pedra bruta pode agregar muito mais valor à peça. Para o caçador de pedras preciosas, a safira serpa mantida como uma herança familiar.