Vila romana com sistemas avançados de drenagem é descoberta na Itália
Aventuras Na História
Recentemente, arqueólogos italianos descobriram durante escavações próximas a Monastero, uma área suburbana da comuna de Aquileia, no nordeste da Itália, vestígios significativos de uma antiga vila romana que existiu na região. O achado ocorreu durante obras de construção para uma nova ciclovia.
O projeto, financiado pelo programa Next Generation EU, da União Europeia, em parceria com o Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR) da Itália, revelou uma série de complexos residenciais e produtivos romanos e da Antiguidade Tardia.
As escavações foram encomendadas pelo Município de Aquileia à ArcheoTest e supervisionadas pelo arqueólogo Dario Gaddi, e conduzidas sob direção científica de Serena Di Tonto, da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem de Friuli Venezia Giulia.
+ Complexo de vilas romanas portuárias são encontradas em Miseno, na Itália
Descobertas
Conforme repercute o Arqueology News, durante as escavações, chamou bastante atenção a descoberta de um complexo residencial romano com uma seção preservada de um antigo peristilo, uma espécie de pátio com colunatas, comum em casas romanas. O local foi utilizado no começo para produção, mas durante a Antiguidade Tardia passou a servir para uso agrícola, possivelmente relacionado a um mosteiro próximo.
Com essas constatações, os pesquisadores acreditam que a propriedade foi utilizada de diversas formas ao longo dos séculos, confirmando as diferentes mudanças de organização econômica e social da região.
Além disso, também foi escavado o que se acredita ter sido uma instalação de processamento de grãos, incluindo vestígios de uma grande pedra de amolar e sulcos no chão provenientes do uso prolongado.
Isso tudo sem mencionar a revelação de avançados sistemas de drenagem romanos, construídos com ânforas, e uma área funerária, que abrigava um vaso de cerâmica com restos de ossos e cinzas, de uma fase posterior do assentamento, quando ele teria servido como cemitério.
Por fim, vale mencionar que Aquileia é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO, tendo servido, durante a era romana, como um importante centro comercial e militar que conectava Roma e as cidades de Emona e Tesgeste. Já foram encontradas anteriormente necrópoles monumentais relacionadas à área, mas o projeto recente chama atenção justamente pelas estruturas residenciais e de produção raras encontradas.
"Os restos de edifícios residenciais da era romana com colunatas e pórticos, juntamente com evidências de atividades de processamento de cereais, enriquecem enormemente a nossa compreensão do fascinante desenvolvimento da cidade romana e dos seus subúrbios", disse o prefeito de Aquileia, Emanuele Zorino, em comunicado. "É crucial proteger e, se possível, melhorar algumas destas estruturas para as gerações futuras".