No RJ, idosa de 118 anos pode bater recorde de pessoa mais velha do mundo
Bons Fluidos
Você conhece alguém que já passou dos 100 anos de idade? No caso de dona Deolira Gliceria Pedro da Silva, ela não somente ultrapassou o centenário, como também pode receber o título de pessoa mais velha do mundo. Nascida em 10 de março de 1905, na cidade de Porciúncula, no Noroeste do estado do Rio de Janeiro, a senhora acumula 118 anos.
Dona Deolira é 2 anos mais velha que a senhora considerada pelo Guinness World Records como a mais velha do mundo, a espanhola Maria Branyas Morera, que completou no mês de março seus 116 anos. Seu título, porém, é recente. Maria foi reconhecida pela organização após a morte da francesa Irmã André, aos 118 anos, em janeiro de 2022.
Geriatra conta segredo de Deolira para chegar aos 118 anos
Em entrevista à Inter TV, veículo do Norte Fluminense, o Geriatria e Psiquiatria Dr. Juair de Abreu Pereira, médico que atende dona Deolira, falou um pouco sobre a condição longeva da senhora. Para ele, são três pontos que ajudaram Deolira a chegar aos 118 anos.
“Ela soube lidar com o estresse do dia a dia; soube ter diariamente ao longo da vida uma alimentação saudável; soube preservar o cognitivo, a memória mediante uma boa qualidade de sono e, acima de tudo, é uma mulher de fé em Deus”, diz Dr. Juair.
Dona Deolira mora há 6 meses em Itaperuna, 40 km de sua cidade natal, onde é assistida pela família. É a única viva de três irmãs. Teve sete filhos. Deles, quatro faleceram. Para além dos incontáveis netos – que a família considera impossível de calcular, possui 40 bisnetos e 15 tataranetos.
A alegria de viver é uma das mais marcantes características de Dona Deolira, não atoa, suas músicas preferidas são as marchinhas de Carnaval. Religiosa, ela também está sempre rezando o Pai-Nosso e a Ave-Maria