Volta às aulas pode ser difícil, mas é benéfica para o desenvolvimento das crianças
Bons Fluidos
Voltar à rotina depois de um período de férias não é fácil. Para crianças, pode ser mais difícil ainda. É que os pequenos se acostumam com a vida boa de poder acordar e dormir mais tarde, brincar o dia todo e passar mais tempo com os pais. Mas, para o desenvolvimento pessoal durante o período de crescimento, a escola é superimportante.
Crianças têm medo de voltar à escola?
Para Adriana Coan, coordenadora pedagógica dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I, diversos sentimentos podem ser acender nas crianças quando elas precisam voltar à rotina escolar. “Ansiedade, medo do novo e também entusiasmo”, são algumas das emoções, conforme explicação de Adriana.
Algumas crianças podem até ter uma certa dificuldade de se encaixar no ambiente escolar. Para a coordenadora, é possível a criança “sentir que não é pertencente ao grupo, não se sentir acolhida ou não ter as expectativas atendidas”. Isso porque, na escola, os pequenos estão mais longe da zona de conforto que são sua casa e seus parentes.
Os pais devem ajudar
Mas esse retorno não precisa ser tão complicado. Com ajuda dos pais, tudo fica mais fácil. Karina Louzado é mãe de Natália, e conta como auxiliou a filha a se adaptar à volta das aulas. “Conversamos bastante. Eu e o pai fomos com ela até a porta da escola para que ela se sentisse muito segura, estávamos lá na hora da saída. Fizemos um jantar em comemoração ao primeiro dia de aula”, relata Karina.
E os preparativos não precisam vir apenas no dia que começa as aulas. Os pais de Natália começaram a preparação previamente. “Dias antes arrumamos o quarto para ela ter o cantinho dos estudos, já que esse ano será mais puxado. Mas falamos que se ela prestar atenção nas aulas e se dedicar, tudo será tranquilo como sempre foi”, explica a mãe.
Todo esse apoio ajuda a construir na cabeça da criança um sentimento de segurança e conforto ao redor do ambiente escolar, quebrando paradigmas e medos que talvez tenham sido desenvolvidos em seu imaginário. Conversar e mostrar suporte deixa os pequenos mais confiantes no seu primeiro dia de aula.
Dessa forma, o retorno de Natália foi bem fácil. “Ela não teve nenhuma dificuldade. Dizia querer mais tempo de férias, mas no primeiro dia de aula já levantou cedo, se trocou e estava muito feliz em ir! Queria muito ver os amigos, conhecer os amigos novos e começar a usar o novo material”, conta Karina.
Interação entre alunos, professores e ambiente escolar
Logo na semana inicial, as escolas se propõem a desenvolver atividades para receber seus alunos. Adriana conta que, em sua escola, “jogos, brincadeiras, leituras e arte” são algumas das tarefas realizadas com a criançada nos primeiros dias de aula. O apoio e preparo da escola também são essenciais para que a criança se sinta confortável e acolhida nessa volta.
Apesar do possível receio inicial por parte das crianças, as vantagens trazidas pela retomada das aulas são diversas. “As relações interpessoais são fundamentais na construção da boa convivência e essa oportunidade é muito ampliada na escola”, explica a coordenadora. A interação dos alunos é muito benéfica para o desenvolvimento e crescimento pessoal de cada um.
Karina percebe isso claramente em sua filha. Segundo ela, os prós desse retorno são “a rotina de horários, a disciplina de entender que a obrigação existe e precisa ser cumprida e na maioria das vezes ela vem antes do descanso e do prazer, o reencontro das amizades e a maneira de lidar com elas nos horários de aula e intervalos”.
Mesmo que nem sempre seja fácil se despedir dos filhos na porta da escola, as mães entendem essa importância. “O vínculo com outras crianças, aprendizado entre as diferenças de pessoas, opiniões, gostos, criação”, cita Karina, a respeito dos muitos benefícios que a instituição agrega para Natália.