Home
Estilo de Vida
Jovem de 25 anos descobre buraco no pulmão após uso diário de cigarro eletrônico
Estilo de Vida

Jovem de 25 anos descobre buraco no pulmão após uso diário de cigarro eletrônico

publisherLogo
Contigo!
14/03/2024 19h09
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16108591/original/open-uri20240314-17-r42fnk?1710443767
©Reprodução/Daily Mail
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O estadunidense Joseph Lawrence, de 25 anos, teve um buraco descoberto no pulmão devido ao uso desenfreado de cigarro eletrônico, também conhecido com vape ou pod. Após o diagnóstico, ele passou a alertar para os perigos do dispositivo. 

O rapaz, que fazia uso de cigarro eletrônico diariamente, foi hospitalizado após sentir grande dificuldade para respirar. Exames revelaram um pneumotórax, cavidade na pleura pulmonar que provoca o escape do ar de dentro do pulmão para a parede torácica e que pode causar o colapso parcial ou total do pulmão. 

Lawrence deixou o hospital após receber tratamento. Agora, ele passou a advertir conhecidos fumantes de cigarro eletrônico sobre os perigos do uso. “Se você fuma, por favor, considere desistir. Outro dia tive um buraco no pulmão e tive que ser levado às pressas para o pronto-socorro porque não conseguia respirar. Felizmente estou bem [agora] e não entrou em colapso total. Por favor, cuidem-se e parem de usar, não vale a pena", registrou no X, antigo Twitter. 

Há vários danos à saúde provocados pelos cigarros eletrônicos já descritos cientificamente. Além da ingestão de nicotina, o uso do aparelho está associado ao aparecimento de doenças pulmonares, como bronquite obstrutiva crônica, enfisema pulmonar e EVALI (doença pulmonar decorrente de dispositivos eletrônicos para fumar). Ainda, há estudos que demonstram que a utilização de vapes também promove um aumento do risco de enfartes e AVCs. A venda de cigarros eletrônicos é proibida no Brasil. Apesar disso, segundo o Ipec, há cerca de 3 milhões de usuários no país. 

JOGADOR FICA COM O CORAÇÃO SEM BATER POR UMA HORA APÓS SOFRER PARADA EM CAMPO

Nesta segunda-feira (11), o jogador de futebol egípcio Ahmed Refaat sofreu uma parada cardíaca durante a partida entre Modern Future, time que defende, e Al-Ittihad Alexandria. Ele caiu desacordado no campo, foi socorrido e levado a um hospital, onde permanece em estado grave. O atleta ficou com o coração parado por uma hora antes de ser reanimado. 

Refaat caiu 88º minuto do jogo. Outros jogadores rapidamente perceberam que ele estava desacordado. O egípcio foi retirado de ambulância do estádio e levado para o Hospital Zamzam. Lá, ele ficou recebendo massagem cardíaca por 1 hora até que o seu coração voltou a bater. 

No protocolo internacional, se no período de 40 minutos a 1 hora, o paciente não é reacordado, o óbito é declarado. O corpo de Refaat respondeu no limite do tempo. O porte físico de jogador de futebol pode ter contribuído para a reação.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também