Perda de peso não intencional pode ser sinal de alerta para câncer, diz estudo
ICARO Media Group TITAN
Um novo estudo realizado pelo Dana-Farber Cancer Institute, nos Estados Unidos, e publicado no Journal of the American Medical Association (Jama), revelou que a perda de peso inexplicável pode estar associada ao diagnóstico de tumores. A pesquisa analisou dados de mais de 150 mil profissionais de saúde, monitorados ao longo de 28 anos, e descobriu que aqueles que apresentaram uma perda de peso corporal acima de 10% tiveram um maior risco de serem diagnosticados com câncer nos 12 meses seguintes à perda de peso.
A perda de peso involuntária, sem motivo aparente, muitas vezes pode ser o primeiro sintoma perceptível do câncer. Segundo a oncologista Ludmila Koch, do Hospital Israelita Albert Einstein, esse sintoma está presente em até 40% dos pacientes diagnosticados, chegando a mais de 80% nos casos de câncer avançado. A doença provoca a liberação de citocinas pró-inflamatórias e substâncias como a interleucina 6, que resultam na destruição das células do corpo.
É importante ressaltar que a perda de peso saudável envolve a intenção de emagrecer ou uma mudança de hábitos, como aumento da atividade física e redução da ingestão de calorias. No entanto, uma perda de peso não intencional, de 4,5 kg ou 5% do peso corporal em um período de seis a 12 meses, sem motivo aparente, pode ser motivo de preocupação.
A médica alerta também que é necessário ficar atento caso a perda de peso esteja acompanhada de sintomas persistentes, como tosse, dores, sangramento vaginal ou retal, cansaço incomum, dor de cabeça e dor epigástrica. Além disso, pessoas com fatores de risco para câncer, como tabagismo, obesidade, histórico familiar de câncer, exposição a substâncias tóxicas e ao vírus HPV, devem estar ainda mais atentas a esses sinais.
É importante ressaltar que várias condições podem levar à perda de peso, e apenas um médico é capaz de avaliar as causas. Algumas dessas condições incluem estresse catabólico ou inflamatório, doenças pulmonares, doença inflamatória intestinal, hipertireoidismo, doenças infecciosas e parasitárias, diabetes e depressão.
Fique atento aos sinais do seu corpo e, caso perceba uma perda de peso não intencional e inexplicável, é fundamental buscar orientação médica para uma avaliação precisa e diagnóstico precoce. A prevenção continua sendo o melhor caminho para o tratamento eficaz do câncer.