Restaurante brasileiro especializado em porco está entre os 50 melhores do mundo
ICARO Media Group
Que tal um sushi de papada de porco? Ou um Torresmo de Pancetta com Goiabada? Pelas mãos do chef Jefferson Rueda, do A Casa do Porco, restaurante do Centro de São Paulo, a carne do animal é explorada nas suas mais variadas formas.
Não é só a grande fila de espera na porta a prova de que tamanha audácia deu certo. O A Casa do Porco acaba de ser eleito o 17 º melhor restaurante do mundo pela lista anual 50 Best, da revista Restaurant. Ele é o único brasileiro entre os 50 melhores e no ano passado estava na 39ª posição.
Criado na roça paulista, em São José do Pardo, Rueda leva a sua comida caipira para a alta gastronomia, mas sem frescura e com muita criatividade. Por uma janela que dá para a calçada do restaurante é possível pedir, com preços a partir de R$ 15, sanduíches e pratos com porco assado e também a porcopoca, versão da casa da pururuca. Tudo para comer ali mesmo, em mesinhas improvisadas. É claro que dentro do restaurante as experiências podem ser mais sofisticadas, como no menu degustação.
Na sua trajetória, Rueda tem uma grande parceira, sua esposa Janaína Rueda, conhecida como “a Dona Onça”, chef-proprietária do restaurante de mesmo nome localizado no térreo do edifício Copan - ali pertinho do A Casa do Porco -, obra emblemática de São Paulo assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Ambiente do restaurante A Casa do Porco Foto: Divulgação
Janaína acompanhou Jefferson na cerimônia presencial de premiação dos restaurantes nessa terça-feira na Antuérpia, Bélgica, e também toca ao lado do marido os trabalhos de plantio, pesquisa e educação no sítio do casal que fica na terra natal do chef. Ingredientes fresquinhos e orgânicos chegam do sítio à mesa dos restaurantes da dupla.
É também em São José do Rio Pardo que são criados os porcos usados no restaurante, sempre livres e com alimentação de primeira. Para Jefferson, o mais importante é que todas as partes do animal sejam aproveitadas na cozinha.
O casal ainda é dono da Sorveteria do Centro e do Hot pork, lanchonete de hot dog, todas também no Centro de São Paulo.
A lista completa dos melhores restaurantes do mundo você pode conferir aqui. O primeiro lugar ficou para o dinamarquês Noma. Outro brasileiro, o D.O.M., do chef Alex Atala, entrou na lista dos 100 melhores, ocupando a 61ª posição.
A Casa do Porco
+55 11 3258-2578
Endereço
Rua Araújo, nº 124
Centro – São Paulo/SP
CEP: 01220-020
Horário de Funcionamento:
Segunda à Sábado das 12hs às 0hs
Domingo das 12hs às 17hs
(11)3258-2578
Janela de Comida Rápida:
das 11h às 23:30h