12 filmes de ação com gente velha saindo no soco
Manual Do Homem Moderno
Quando Danny Glover pronunciou a fala mais famosa de “Máquina Mortífera” (“Eu estou velho demais para essa merda”), em 1987, ele tinha 41 anos. De lá para cá, Hollywood se especializou em produzir filmes com gente ainda mais velha que ele saindo no soco com geral.
- 7 filmes que todo homem deveria ver (mas não viu)
- 30 filmes de ação que você precisa ver antes de morrer
São vários os protagonistas de filmes de ação que estão na casa dos 50, 60 e 70 anos. Em alguns casos, como um bom vinho, esses personagens parecem ter ficado ainda melhores com o tempo.
Veja abaixo alguns dos filmes de ação mais legais com gente velha saindo no soco.
“Fogo Contra Fogo” (1995)
Um dos melhores filmes de ação de todos os tempos, essa obra-prima de gato e rato sobre um policial obsessivo e um ladrão muito bom no que faz colocou frente a frente Al Pacino e Robert De Niro pela primeira vez juntos em cena (em “O Poderoso Chefão Parte II ” eles não contracenaram). Tanto Pacino (então com 55) quanto De Niro (então com 52) parecem trazer a experiência de uma vida inteira para seus personagens.
“Cowboys do Espaço” (2000)
O que é melhor do que um cara velho fazendo um filme de ação? Vários deles. No filme, Eastwood é um engenheiro aposentado da NASA chamado de volta à ação quando um satélite russo se desvia do curso. O problema é que a tecnologia é tão antiga que só ele e sua equipe original podem salvar o mundo. É aí que entram James Garner (então com 72), Donald Sutherland (então com 65) e Tommy Lee Jones (então com 53). Não é um filme de porrada especificamente, mas tem anos suficientes somados para entrar nesta lista.
“Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” (2008)
Harrison Ford é um cara que fez carreira batendo em todo mundo em todos os filmes pelos quais passou. E qual não foi a surpresa quando ele voltou ao papel de Indiana Jones para, aos 66 anos, fazer alguns dos movimentos clássicos de Indy: pular de veículos em movimento, correr na selva e socar nazistas (na verdade, eram soviéticos).
“Busca Implacável” (2009)
Liam Neeson era um tipo de protagonista marcado por filmes de época e dramas como “A Lista de Schindler”. Até que esse filme de ação e vingança mudou tudo. No filme, depois de sequestrarem sua filha, Neeson mostra que nasceu para dar porrada em vagabundo. Ele tinha 56 anos na época e, desde então, só se consagrou como um tiozão amedrontador.
“Red – Aposentados e Perigosos” (2010)
Esse thriller enérgico e muito divertido conta a história de um grupo aposentado de agentes da CIA que precisam se unir novamente quando uma conspiração mortal ameaça suas vidas. E, acredite, apesar de Bruce Willis, Morgan Freeman e John Malkovich, é Helen Mirren (então com 65 anos) que realmente rouba a cena.
“Os Mercenários” (2010)
Talvez o maior exemplo de onde queremos chegar com essa lista de filmes de gente velha saindo no soco. A razão de existência deste filme é apenas essa. Na história, Sylvester Stallone (então com 64 anos) lidera uma equipe de mercenários em uma missão que dá errado. Entre seus amigos e inimigos estão Dolph Lundgren (então com 52), Mickey Rourke (então com 57), Bruce Willis (então com 55) e Arnold Schwarzenegger (então com 63). Se você viu algum filme com esses caras quando eles eram novos, preste essa homenagem. Se não viu, veja essa lista com 60 filmes obrigatórios do elenco de “Os Mercenários” .
“O Protetor” (2014)
Não é o filme mais marcante de Denzel Washington, mas sua atuação e seus movimentos aos 59 anos são dignos de nota. No filme, ele interpreta um cara que tenta deixar seu passado sombrio para trás e levar uma vida tranquila até que alguns violentos gangsters russos entram em sua vida. A sinopse perfeita para um filme do tipo.
“O Estrangeiro” (2017)
Jackie Chan é o cara e nos já provamos isso aqui . O ícone das artes marciais já disse que quer parar de fazer filmes de porradaria , mas topou um papel neste longa que explora também sua capacidade de atuação. A história mostra um pai desesperado em busca de vingança depois que sua filha é morta por terroristas. Chan, aos 63 anos, ainda mostra por que ele se tornou uma lenda do cinema.
“Missão: Impossível – Fallout” (2018)
Tom Cruise é uma das estrelas de cinema mais bem pagas de Hollywood e parte dessa grana se explica em sua dedicação física a seus papéis. Ele literalmente arrisca sua vida em cada missão “impossível”. Na última (e melhor) delas, Cruise (então com 56 anos) pula de um telhado para outro com o pé quebrado em sua caçada por um sindicato de bandidos. O filme é pura adrenalina cinematográfica.
“John Wick 3 – Parabellum” (2019)
Keanu Reeves é um cara que parece desafiar as leis do envelhecimento. Enquanto o quarto filme da franquia não estreia, o terceiro segue sendo o melhor exemplo de porradaria de um Reeves já mais tiozão. Aos 54 anos no filme, ele se junta a Halle Berry (de 52 anos) para se defender de uma legião de assassinos de todo o mundo que querem a recompensa por sua cabeça. Desnecessário dizer que todos eles terminam em uma pilha sangrenta de corpos porque ninguém é páreo para John Wick.
“O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio” (2019)
Vinte e oito anos depois de “O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final “, Linda Hamilton ainda tem um bíceps rasgado. Aos 62 anos, ela se juntou novamente a Arnold Schwarzenegger para evitar o fim do mundo. O enredo do filme é uma grande besteira, mas ver a dupla Exterminador e Sarah Connor reunida – e velha – é bom demais. Um dos mais divertidos filmes de gente velha saindo no soco contra robôs.
“Anônimo” (2021)
Se você viu a série “Better Call Saul”, deve ter torcido muitas vezes para que Bob Odenkirk saísse na mão com alguns dos personagens insuportáveis da trama. Ele é meio bundão na série, mas finalmente começou a meter a porrada no recente filme “Anônimo”. Na trama, um homem aparentemente pacato e inofensivo, levando uma vida comum, precisa lidar com dois ladrões que entram em sua casa. É preciso de pouco para fazer bons filmes de porrada.