Como jogar videogame pode salvar seu relacionamento
Manual Do Homem Moderno
A relação entre videogames e casamentos ou namoros não costuma ser muito boa. Memes, séries e filmes brincam com esposas desprezadas e exaustas que foram trocadas por um videogame. Mas o que pouco se fala é como jogar videogame pode salvar seu relacionamento.
Jogando no mesmo time
Há vários casos registrados de casais que passaram a jogar videogame juntos e que dizem que isso deixou o relacionamento ainda mais forte e com maior sensação de proximidade. Mas nem sempre foi assim.
Estudos publicados ao longo dos últimos anos revelaram o impacto negativo que games podem ter nos casamentos. Em 2018, por exemplo, o site Divorce Online revelou que viu um aumento acentuado no jogo Fortnite sendo citado como motivo para o divórcio entre seus usuários. Cerca de 5% de todos os papéis de divórcio que a plataforma recebeu naquele ano alegaram que o jogo teve um papel fundamental na separação do casal (embora o Fortnite também possa te ajudar a conseguir um emprego).
Em um estudo anterior, publicado em 2012, os pesquisadores descobriram que 75% dos casais em que alguém (geralmente homens) jogava muito videogame tinham problemas relacionados a isso. Os pares desejavam que o jogador se esforçasse mais e alegaram que isso gerou insatisfação em seus relacionamentos e discussões, pois atrapalhou o tempo familiar e a intimidade.
Mas aí que vem o truque. O mesmo estudo revelou que, entre os casais que jogavam juntos, 76% concluíram que jogar videogame fazia bem para a relação. Eles estavam mais satisfeitos em seus relacionamentos por estarem no mesmo time. Ou seja: trabalhar juntos faz maravilhas.
Encontrando a oportunidade certa
Mas isso não é algo fácil. Muitos casais sequer têm o costume de jogarem videogame sozinhos. Quando um deles tem, o outro não acompanha a paixão. E há ainda um problema de compatibilidade: alguns caras curtem jogos de aventura difíceis com puzzles impossíveis, estratégia, luta e tiro, enquanto seus parceiros ou parceiras curtem jogos mais animados e alegres. Ou vice-versa.
Gostar de jogos diferentes e ter personalidades diferentes é normal e saudável. Mas como criar a chance de trabalhar juntos como um casal no mesmo jogo, então? Há duas estratégias para isso.
- A primeira é cada um fazer um esforço para pensar em quais dos seus jogos favoritos podem conquistar o outro. Escolha uns três que possam combinar mais com a personalidade da outra pessoa e chame ela para assistir a você jogar. Vá explicando a história, conte trívias, venda o peixe. Se der algum match, podem começar.
- A segunda estratégia é a descoberta de novos jogos pelos dois. Há vários jogos perfeitos para casais e modos de cooperação em geral.
Criando a rotina
Uma vez que vocês encontram um jogo ideal, preste atenção como jogá-lo acaba se tornando praticamente um date. Ao contrário de sair para jantar, contudo, jogar videogame juntos, como uma equipe, oferece um novo tipo de colaboração, uma dependência boa um do outro e uma proximidade física divertida.
Comecem a comemorar feitos e vitórias com beijos e carinhos. Vejam um ao outro jogando. Aos poucos, esses momentos vão ensinar a ser mais paciente com a outra pessoa, a gostar de estar na companhia dela, a pedir ajuda, aceitar opiniões e a perceber o valor que ela tem.
Adicionar o videogame a dois em um relacionamento é a terapia de casal mais divertida que vocês vão encontrar.