Conheça a técnica infalível dos militares para não dormir
Manual Do Homem Moderno
Todo mundo já passou por alguma situação em que o sono foi o inimigo. Mas se manter acordado pode ser algo muito difícil, já que dormir é uma função vital do corpo humano. Nada melhor, então, do que descobrir uma técnica para não dormir diretamente com quem precisa fazer isso para sobreviver, os militares.
Em uma entrevista sobre passar a noite em claro, veteranos das Forças Especiais (grupos de militares de diferentes áreas reunidos para as chamadas Operações Especiais) reconhecem que a cafeína é a chave da técnica para não dormir. Mas não só ela. Há outros preparos com o corpo que precisam ser feitos. Veja abaixo.
Se preparando para uma noite sem dormir
1. Evite fazer isso sempre – Noites sem sono diminuem sua concentração, causam danos a sua memória, enfraquecem o sistema imunológico e aumentam o cortisol (o que, por sua vez, aumenta o estresse). Ou seja, são horríveis para o seu corpo. O primeiro passo, então, é fazer isso apenas quando for muito necessário. Caso contrário, depois das primeiras vezes você não vai mais conseguir.
2. Acumule horas de sono – Se você sabe com antecedência que passará a noite toda acordado, tente dormir mais cedo e/ou acordar mais tarde nos dias anteriores. Se ficou sabendo em cima da hora, tire uma soneca antes da noite em claro.
3. Corte a cafeína – O segredo da técnica para não dormir, de acordo com todos os veteranos, é dispensar a cafeína 48h antes da noite acordado. Quanto menos se bebe café, mais ele faz efeito no corpo e na mente. Por isso é bom dar uma “limpada” antes.
4. Coma bem e leve – No dia, evite carboidratos e concentre-se em comer proteínas e gorduras (nozes, carne, etc.). Isso vai te manter satisfeito e fornecer a energia necessária para a noite. Aliás, isso pode te ajudar em muitos momentos da vida, veja como comer melhor aqui.
Ficando acordado
1. Tome pouco café em intervalos regulares – Alguns militares mascam chicletes de cafeína porque a absorção via saliva é mais duradoura do que a ingestão, mas se você tiver só café para beber já funciona. Uma xícara de café coado contém cerca de 100-150 mg de cafeína. Não beba um copo enorme de café, tome uma xícara a cada duas ou três horas (veja quanta cafeína você pode tomar sem ter um piripaque). Adicionar um pouco de gordura (como manteiga ou óleo de coco) ajuda. Mas nunca açúcar.
2. Se você fuma, fume – A nicotina não é saudável (assim como ficar sem dormir), mas muitos militares reconhecem que os cigarros são companheiros de noites em alerta. Assim como o café, contudo, não vai fazer efeito para quem já fuma um maço de cigarros por dia. Só funciona para fumantes eventuais.
3. Se mexa e fique desconfortável – Manter o corpo em movimento ajuda a espantar o sono. Levante e ande a cada 30 minutos, ou tente ficar em pé fazendo o que precisa fazer. Abuse da água gelada no rosto a cada hora para evitar qualquer sensação de conforto.
4. Tenha companhia – Pode ser o mais difícil de conseguir fazer, mas todos os militares reconhecem que noites sem dormir na companhia de algum parceiro eram muito mais fáceis. O tédio leva ao sono, então conversas sobre temas variados ajudam ambos a se manterem despertos.
Se recuperando da noite sem dormir
Se você precisa trabalhar ou render no dia seguinte à noite virada, há truques militares para isso. Os principais são tirar cochilos estratégicos, de poucos minutos, em horários de folga; se manter muito hidratado; e evitar luzes azuis ou escuras, ficando no sol ou em luzes claras durante o dia.
Se o objetivo for descansar mesmo, você precisa dormir. Não há um cálculo exato da quantidade de sono extra que você precisa para compensar o déficit, então a melhor coisa a fazer é simplesmente deixar seu corpo no comando. Vá para a cama assim que se sentir cansado (mas fique acordado até pelo menos 21h para não despertar no meio da noite) e, em seguida, permita-se acordar naturalmente – sem despertador.