Home
Estilo de Vida
Estudos mostram que carnívoros também podem ter deficiência da vitamina B12; saiba como suplementar
Estilo de Vida

Estudos mostram que carnívoros também podem ter deficiência da vitamina B12; saiba como suplementar

publisherLogo
ICARO Content Lab
05/09/2021 15h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15192354/original/b12_art?1662732087
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Você já deve ter ouvido falar da importância da suplementação de vitamina B12, ou cobalamina, em dietas veganas ou vegetarianas. Mas estudos recentes mostram que carnívoros também precisam ficar de olho nos níveis de B12 no organismo.

Apesar de vegetarianos estritos e veganos correrem um maior risco de ter deficiência de vitamina B12, já que o nutriente é encontrado exclusivamente em produtos de origem animal, cerca de 40% da população sul-americana apresenta baixa de vitamina B12. Entre veganos não suplementados, a deficiência está em cerca de 50%.

Os dados revelam que não há uma diferença tão grande da baixa da vitamina entre veganos e não veganos. A explicação pode estar no fato de que a B12 não é produzida pelos animais, tão pouco está presente nos alimentos vegetais.

"É mito afirmar que apenas vegetarianos e veganos têm deficiência de vitamina B12. Pesquisas recentes mostram que pessoas que consomem alimentos de origem animal também podem apresentar níveis inadequados da vitamina para a manutenção da saúde"

Dr. Fulano de Tal, da rede Saúde iD

Ela é sintetizada e fabricada pelas bactérias que estão presentes no solo, através do sistema de decomposição de folhas, frutos, raízes e animais. E para que seja bem absorvida pelo organismo, é necessário que haja acidez adequada no estômago, o que tem sido cada vez mais raro nos dias atuais.

É importante ressaltar que a absorção se dá pelo intestino delgado, por meio de uma substância produzida pelo estômagu chamada "fator intrínseco", que vai grudar na B12, viajar pelo intestino e ser absorvida no finalzinho do órgão.

Principais sintomas

Quando a ingestão ou absorção de vitamina B12 está insuficiente no organismo, o corpo tende a apresentar sintomas que prejudicam a sensação de bem-estar, como fadiga, formigamento nas mãos e pernas, dores articulares, distúrbios do sono, depressão, anemia, além da redução da concentração, memória e atenção.

"Por estar envolvida na formação das nossas células sanguíneas e atuar diretamente sobre o sistema nervoso, ajudando na formação dos neurônios, ela também é fundamental para o desenvolvimento cerebral e cognitivo do bebê. Por isso é muito importante manter um bom acompanhamento profissional nesse período", afirma o Dr. Fulano de Tal, da rede Saúde iD.

Durante a gestação e amamentação, o organismo da mulher demanda maiores quantidades de vitamina B12. A deficiência materna de cobalamina tem sido associada ao risco de complicações na gravidez e na saúde da criança.

Alimentos fontes de vitamina B12

Agora que você já sabe para que serve a vitamina B12 e o que pode causar a deficiência desse nutriente, confira a seguir quais alimentos você deve consumir para aumentar os níveis de cobalamina no organismo:

  • Fígado;
  • Carne vermelha;
  • Leite e derivados;
  • Ovos;
  • Salmão;
  • Atum;
  • Levedura nutricional;
  • Leites vegetais enriquecidos com vitamina B12.

As únicas fontes seguras de vitamina B12 são as de origem animal, alimentos enriquecidos e suplementos. Algumas algas (chlorella, spirulina etc.) e alimentos fermentados, como leveduras de cerveja, shoyu e missô, não são fontes seguras de cobalamina, porque apesar de possuírem quantidades de vitamina B12, não são ativas no organismo humano.

Qual a quantidade ideal de vitamina B12 por dia?

Para a manutenção dos níveis de vitamina B12 no organismo, a ingestão diária por pessoas adultas deve ser de, pelo menos, 2,4mcg por dia, caso o consumo seja por meio da alimentação. Para quem a consome através da suplementação, a quantidade ideal aumenta para 5mcg diários. Mas é importante ressaltar que organismos possuem necessidades diferentes e essa quantidade pode variar.

Em casos de deficiência de vitamina B12, seja em pessoas vegetarianas e veganas ou não, recomenda-se a suplementação medicamentosa, pois apenas o consumo por meio da alimentação não é capaz de elevar os níveis adequados. A suplementação é individualizada, por isso, consulte um profissional para descobrir a quantidade recomendada para você.

Agora é com você! Que tal tomar a iniciativa e evitar o surgimento de doenças ou sintomas indesejados? Procure ajuda profissional de um médico ou nutricionista para saber quais vitaminas você precisa repor. Na plataforma Saúde iD, você cuida da sua saúde com qualidade e preços que cabem no seu bolso. Consulte médicos e exames aqui .

Esta página é uma produção do Icaro Content_Lab para a Tim e não faz parte do conteúdo jornalístico do TimNews. Portanto, esse conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.

Este texto é uma produção da Icaro Content Lab e não faz parte do conteúdo jornalístico do Tim News. Ele não reflete necessariamente a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também