Home
Estilo de Vida
Jogos Olímpicos 2021: história, atrações e curiosidades de Tóquio
Estilo de Vida

Jogos Olímpicos 2021: história, atrações e curiosidades de Tóquio

publisherLogo
Rota De Férias
21/07/2021 21h37
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14558457/original/open-uri20210725-639-m5qp3m?1627222272
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Os Jogos Olímpicos fizeram o mundo voltar os olhos para Tóquio, no Japão. Elétrica, plural e extremamente populosa, a capital do país costuma surpreender quem a visita.

A começar pelo povo, que é extremamente gentil. Em Tóquio, respeito é palavra de ordem, e é por isso que, embora a maior parte da população não tenha concordado com a realização dos Jogos Olímpicos por conta da pandemia de covid-19, as regras de convivência e proteção aos atletas vêm sendo seguidas à risca.

Por enquanto, o país está fechado para quem chega do Brasil e de diversos outros países. Mas quando os Jogos Olímpicos passarem e a pandemia for controlada, vale a pena se planejar para visitar Tóquio.

Tóquio: de terremoto aos Jogos Olímpicos

Tóquio, sede dos Jogos Olímpicos 2021 | Jezael Melgoza on Unsplash

Antes de explorar Tóquio, vale a pena saber um pouco mais de sua história. Fundada em 1457, a cidade se chamava Edo até 1868, quando foi transformada na capital japonesa, substituindo Kyoto.

Alguns anos depois, em 1923, a sede dos atuais Jogos Olímpicos enfrentou uma das maiores tragédias de sua história: um terremoto praticamente assolou a cidade. Como se não bastasse, duas décadas depois, Tóquio foi bombardeada durante a Segunda Guerra.

Extremamente trabalhadores e organizados, porém, os japoneses reergueram e renovaram sua capital aos poucos. Hoje, mais de 12 milhões de pessoas vivem na vanguardista metrópole, cuja imagem ganhou o mundo com a realização das Olimpíadas 2021.

Quando ir a Tóquio

Cerejeiras colorem o Japão em abril | Divulgação

Quem está acompanhando os Jogos Olímpicos nota que é verão em Tóquio e a temperatura está agradável, girando entre 20º e 28º. De maio a agosto, os meses mais quentes do ano, é um bom período para visitar a capital do Japão, uma vez que não chove muito.

No fim do ano, o frio chega e, em alguns dias, os termômetros ficam abaixo de zero. Para quem deseja ver a sakura, quando as flores das cerejeiras pintam o país de branco e rosa, o mês ideal é abril. Neste caso, vale a pena não ficar apenas na capital, mas também visitar outras cidades que ficam especialmente encantadoras na primavera, a exemplo de Yamanashi, Hakodate e Hirosaki.

Curiosidades de Tóquio

  • A cidade é extremamente populosa

Há sempre muita gente nas ruas de Tóquio | Ryoji Iwata on Unsplash

Apesar de ser extremamente populosa, com 13 mil habitantes por quilômetro quadrado (São Paulo tem cerca de 8.000, para efeito de comparação), Tóquio prima pela organização.

  • Algumas calçadas de pedestres têm mão de trânsito

Para controlar o fluxo de gente, as calçadas, sobretudo em bairros que vivem cheios, como Shibuya, chegam a ter mão de trânsito, com uma turma indo pela esquerda e voltando pela direita. Assim, você só vê alguém atravessando as multidões para entrar em uma loja, comércio ou acessar uma das muitas máquinas de produtos espalhadas pelas calçadas.

  • O metrô é extremamente organizado

Outra curiosidade da sede dos Jogos Olímpicos é o metrô. Infelizmente, a cidade não está recebendo turistas durante o evento, mas caso estivesse, nem teria de se preparar muito para ele, de tão organizado que o sistema de transporte é normalmente.

Só não é fácil entender qual bilhete comprar e por qual linha seguir, por conta do idioma. Mas em Tóquio, especialmente, muita gente fala inglês (e há muitas placas indicativas no idioma, também) e tem prazer de ajudar quem chega de fora. Para quem fala apenas português, o jeito é se virar nas mímicas.

  • Nem todas as ruas têm nomes

Um pouco mais confuso é descobrir que muitas ruas da capital japonesa não têm nomes ou números. Isso mesmo. Os locais usam referências de áreas e blocos para se localizarem, o que é bastante confuso para quem chega de fora.

  • Há luzes por todos os lados

Ruas iluminadas de Tóquio | Aleksandar Pasaric no Pexels

Prepare-se para se perder, portanto, em meio a um emaranhado de anúncios coloridos, telões gigantescos e placas indicativas. Não se importe. Isso faz parte da diversão de viajar pelo Japão.

5 atrações imperdíveis em Tóquio

Na hora de planejar o que fazer em Tóquio, a lista é imensa e inclui visitas a bairros como Shibuya, Harajuku, Ginza, Akihabara e Nakameguro. Isso sem contar a gastronomia da sede dos Jogos Olímpicos 2021, uma das mais espetaculares do planeta.

Há pelo menos cinco atrações, no entanto, que são realmente imperdíveis na capital do Japão. Vamos a elas.

  • Shibuya

Shibuya | Jezael Melgoza on Unsplash

Sabe aquelas imagens de cruzamentos de ruas malucos, com gente passando por todos os lados? Ele fica em Shibuya e reúne oito semáforos. Vale a pena ir lá de dia e de noite, para ver o local iluminado. Aproveite para espiar as lojas de artigos multicoloridos e butiques da moda que se espalham pelo bairro.

  • Akihabara

Akihabara | Jezael Melgoza on Unsplash

Tóquio tem tudo a ver com tecnologia, e se essa é sua praia, Akihabara é uma espécie de paraíso na Terra do Sol Nascente. Geeks, cosplays, turistas e nativos se misturam aos montes no bairro, repleto de lojas de eletrônicos com bons preços.

  • Palácio Imperial

Uma atração clássica é visitar o Palácio Imperial de Tóquio, no distrito de Chiyoda. O complexo fica em meio a um parque verde e conta com diversos templos, sem contar o Castelo de Edo.

  • Sensoji

Sensoji | Scott Milton on Unsplash

Ainda no clima da tradição, não deixe de visitar o templo budista Sensoji. Fundado em 645, é o mais antigo da cidade. É lá que fica o portal Kaminarimon, que rende lindas fotos, além de um pagode e diversas torres belíssimas.

  • Tsukiji Shijo

Como ir à sede dos Jogos Olímpicos 2021 e não visitar um mercado de peixes? O mais famoso em Tóquio é o Tsukiji Shijo, o maior do mundo no gênero. Pelas manhãs, ocorrem curiosos leitões de atum. Chegue cedo para curtir o movimento.

Onde ficar em Tóquio

  • Citadines Central Shinjuku

Como quase todos os hotéis no Japão, os quartos aqui são pequenos. A vantagem deste hotel é ficar bem localizado, próximo da estação de Shinjuku, que dá acesso a várias atrações. 

Faça aqui sua reserva no Citadines Central Shinjuku

  • Hotel Akihabara Suite

O bom custo-benefício é a grande atração deste hotel, situado na área norte de Tóquio. Tem quartos com cozinha e varanda e não fica longe do centro da cidade.

Faça aqui sua reserva no Hotel Akihabara Suite

  • Hotel SAILS Asakusa

Moderno e com quartos com piso de madeira, este hotel fica perto de alguns templos e de uma série de lojas. Fica a pouco mais de 10 minutos do aeroporto internacional. 

Faça aqui sua reserva no Hotel SAILS Asakusa

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também