O que fazer no Mato Grosso do Sul – 5 lugares imperdíveis
Rota De Férias
Decidir o que fazer no Mato Grosso do Sul nem sempre é uma tarefa fácil. Sinônimo de paisagens naturais exuberantes, o estado reúne um mundo de águas cristalinas, cachoeiras, grutas e diversas outras belezas que atraem não só os viajantes aventureiros, como também famílias e casais em busca de um refúgio natural.
A Acqua Viagens, studio de viagens focado em oferecer roteiros e experiências personalizadas, selecionou cinco lugares imperdíveis para conhecer em solo sul-mato-grossense. Confira!
O que fazer no Mato Grosso do Sul
- Bioparque do Pantanal
- Rio Azul
- Abismo Anhumas
- Fazenda Pequi
- Projeto Salobra
Bioparque do Pantanal - Campo Grande
Inaugurado em março de 2022, o Bioparque do Pantanal, em Campo Grande, é o maior complexo de aquários de água doce do mundo. Em uma estrutura de 19 mil metros quadrados, o espaço conta com tanque de quase cinco milhões de litros de água, abrigando mais de 30 espécies de cascudos e mais de 10 mil neons.
Focado em aproximar o público da rica biodiversidade da região, o Bioparque tem 32 tanques com peixes do Pantanal, incluindo espécies como dourado, pacu e peixe-cachorro. Há também áreas com espécies dos cinco continentes.
Rio Azul - Bodoquena
Antigo Córrego Azul, o Rio Azul é um santuário ecológico a 22 quilômetros de Bodoquena. O atrativo, inaugurado neste ano, combina flutuação com tour náutico pelo Rio Salobra, onde estão cachoeiras como a Boca da Onça, a maior do estado.
Durante a flutuação, além de observar diversas espécies de peixes e da flora subaquática em um percurso de 620 metros de águas cristalinas em tons azulados, é possível fazer um mergulho mais profundo (apneia) em alguns pontos.
Abismo Anhumas - Bonito
O Abismo Anhumas, situado em Bonito, é uma caverna descoberta em 1970 e aberta à visitação em 1999. Para chegar ao deque de observação (no interior do local), os visitantes precisam descer 72 metros utilizando um sistema de rapel mecânico.
A plataforma flutuante foi construída sobre o lago de águas cristalinas de 80 metros de profundidade existente no interior da caverna. Ali, além de contemplação do cenário exuberante de cones de calcário que preenchem o lago e seu entorno (chegando a até 20 metros de altura), é possível realizar flutuação com snorkel ou mergulho com cilindro.
Fazenda Pequi - Aquidauana
A 180 quilômetros de Campo Grande, Aquidauana proporciona uma experiência pantaneira na Fazenda Pequi. O local, que também funciona como pousada, está situado a mil metros das margens do rio que dá nome à cidade e alia natureza exuberante à forte cultura local.
Os visitantes pode realizar atividades rotineiras de fazenda, como ordenha e lida com o gado, caminhadas ecológicas, focagem noturna de jacarés, passeios de barco e pesca de piranha.
Projeto Salobra - Miranda
Visando promover o turismo sustentável, o Projeto Salobra oferece a oportunidade de percorrer um dos principais corredores de biodiversidade do Mato Grosso do Sul. O rio de mesmo nome passa pela área sul do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e é um dos ecossistemas mais protegidos da região Centro-Oeste.
No complexo, é possível fazer passeios de barco pelas águas cristalinas, observar os cenários em mirantes, além de conferir o encontro com o rio Miranda e ainda fazer uma focagem noturna.
PLANEJE SUA VIAGEM
Agora que você já sabe o que fazer no Mato Grosso do Sul, é hora de planejar um roteiro. Não deixe de checar todos os detalhes antes mesmo de fazer as malas. Aqui, você encontra as dicas da nossa equipe para comprar passagens aéreas mais baratas, alugar carros e reservar hotéis, bem como passeios, transfers e ingressos para eventos, com mais comodidade.