Os melhores destinos para celebrar o Dia dos Mortos no México
Rota De Férias
Amanhã (2) é Dia de Finados, um feriado fúnebre no Brasil. Na terra da tequila, porém, a data é celebrada com festividade. O Dia dos Mortos no México conta com atrações em diversos cantos do país. Michoacán e Chiapas são alguns dos destinos com programação para a data. A capital também não fica de fora.
Dia dos Mortos no México
A data foi nomeada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2008, pela UNESCO. O Dia dos Mortos no México é um legado ancestral herdado de diferentes culturas pré-hispânicas. Na ocasião, também comemora-se o Dia de Todos os Santos Católicos.
Histórias e cultura popular contam que os falecidos retornam a cada ano para visitar seus parentes e coexistir com os vivos para desfrutar de suas ofertas. Por isso, comidas e bebidas favoritas são postas em altares para agradar os entes queridos que partiram dessa para melhor.
Cerca de 7,5 milhões de turistas aproveitam o Dia dos Mortos no México. É um período de boa colheita do mercado de turismo – entre 1º e 2 de novembro, a expectativa de receita é de mais de US$ 208 milhões, de acordo com a Secretaria de Turismo do México (SECTUR).
Data é celebrada com festa no México | ojoqtv on Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
Atrações e destinos
Diversas práticas e tradições ocorrem no país durante o feriado. Cidade do México, Aguascalientes e Guanajuato também estão entre as opções de destino para aproveitar as festividades. Em dia 27 de outubro, por exemplo, o tradicional Desfile dos Mortos foi realizado na capital. Esculturas gigantes de crânios, barcos e catrinas em carros alegóricos percorreram uma das principais avenidas da cidade.
Hoje, Guanajuato hospeda o famoso Desfile das Catrinas. Nele, as pessoas se vestem como personagens a partir de um tema que muda a cada edição. Haverá ainda uma vigília em San Luis Potosí, o Xantolo. Essa é a celebração mais importante da região.
Ainda em 1º de novembro, a ilha de Janitzio, em Michoacan, presta homenagem aos angelitos – nome dados àqueles que morreram quando crianças. Haverá uma procissão noturna, e as canoas surgirão enfeitadas com inúmeras velas, levando deliciosos pratos e bebidas, acompanhadas de música para receber os que retornam da morte.
Em 2 de novembro, nas comunidades indígenas de Xantolo, costuma-se levar oferendas aos panteões e adornar os túmulos com flores para as almas. Segundo a crença da região, elas permanecem na terra durante todo o mês.