10 filmes de terror coreanos que vão te deixar arrepiado
Tecmundo
O cinema coreano ganhou muito destaque nos últimos anos, afinal, Parasita, o grande vencedor do Oscar de 2020, é oriundo deste país asiático. Apesar do longa de Bong Joon Ho ser um drama social consistente, na Coreia do Sul, há inúmeros títulos focados no terror, que são verdadeiramente arrepiantes.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com alguns dos melhores filmes de terror coreanos que, certamente, vão te deixar assustado.
Confira!
10. Oldboy
(Show East/Reprodução)
Apesar de ser muito famoso no ocidente — contando até mesmo com uma versão hollywoodiana — , diversas pessoas ainda não assistiram ao longa de Park Chan-wook, lançado comercialmente em 2003.
A produção explora uma narrativa de vingança repleta de nuances consistentes e personagens completamente ambíguos. Ao longo de sua trajetória, o protagonista Oh Dae-su (Choi Min-sik) se apaixona por uma jovem, que o impede, moralmente, de seguir com seus planos vingativos.
9. Eu Vi o Diabo
(Magnet Releasing/Reprodução)
Dirigido por Kim Jee-woon, este filme estreou nos cinemas em 2011, apostando em uma trama de serial killer, com violência e brutalidade espalhadas por todas as cenas. No longa, Jang Kyung-chul (Choi Min-sik) é um assassino implacável que gosta de matar jovens indefesas sem nenhuma razão específica aparente.
No entanto, uma de suas vítimas é a jovem grávida Jang Joo-yun (Oh San-ha), a quem esquartejou e lançou seus pedaços por um rio. E quando Kim Soo-hyun (Lee Byung-hun), o noivo de Joo-yun, encontra sua amada, jura vingança ao assassino que teria tirado sua vida, pensando em todos os métodos de tortura que poderá causar a ele.
8. O Lamento
(20th Century Fox/Reprodução)
Bastante celebrado pelos fãs de filmes de terror, O Lamento (The Wailing, em tradução para o inglês) aborda práticas religiosas e outras questões ligadas ao misticismo sul-coreano. Em uma pequena cidadezinha rural, diversos moradores são infectados por uma doença desconhecida que os faz cometer crimes extremamente violentos.
Quem passa a investigar tudo é o policial Jong-goo (Kwak Do-won), que está desesperado por uma resposta sobre o que estaria acontecendo na região.
7. Bedevilled
(Sponge ENT/Reprodução)
Protagonizado por Seo Young-hee no papel da dona de casa Bok-nam, Bedevilled mostra as opressões contra mulheres no país oriental.
Disposta a fugir para Seul com sua filha, a protagonista arquiteta um plano que a libertará de uma vez por todas de todos os abusos sofridos diariamente. Ganhador de diversos prêmios, a produção oferece aos espectadores sequências de uma agonia incômoda, além de uma atmosfera perturbadora.
6. Invasão Zumbi
(Next Entertainment World/Reprodução)
Um dos filmes de terror mais populares dos últimos anos é o sul-coreano Train To Busan (Invasão Zumbi, em português). Lançado em 2016, o longa apresenta uma nova visão sobre uma pandemia mortal, focando em Seok-woo Seo (interpretado por Gong Yoo) e a viagem que realizada ao lado de sua filha para a cidade de Busan. Com cenas extremamente claustrofóbicas, o longa é bastante competente em assustar.
5. Wishing Stairs
(Cinema Service/Reprodução)
Dirigido pela cineasta Yun Jae-yeon, este filme repleto de sequências impressionantes é ambientado em uma escola de arte, na qual apenas meninas são admintidas. Focado em uma lenda urbana bastante famosa na Coreia do Sul, o longa mostra como as alunas da instituição são afetadas pelos mistérios das escadas e corredores do local. Apesar desse aspecto, a produção também conta com o ciúmes doentio enquanto tema principal.
4. Shinderella
(Mini Films/Reprodução)
Neste filme bizarro de 2006, Yoon-hee (Do Ji-won) é uma competente cirurgiã plástica que já atendeu diversos amigos de sua filha, a jovem Hyeon-su (Shin Se-kyung). Contudo, depois dos procedimentos, alguns deles cometeram suicídio, cortando seus rostos e gritando uma frase alarmante. Aos poucos, Hyeon-su percebe que sua mãe possui segundas intenções em seus atendimentos e fica chocada com tudo o que descobre.
3. Medo
(Big Blue Film/Reprodução)
Um dos filmes de terror coreanos mais famosos é Medo (também conhecido como A Tale of Two Sisters). Lançado em 2003, a produção é aterrorizante por vários motivos, contando com uma trama de fantasmas potente e repleta de cenas bizarras. Há grandes reviravoltas durante a progressão narrativa, além de muitos sustos, tragédias e outras questões interessantes.
2. Sede de Sangue
(Focus Features/Reprodução)
Também dirigido por Park Chan-wook, o filme de 2009 apresenta alguns seres sobrenaturais bastante populares. Os vampiros da produção possuem detalhes diferenciados em sua mitologia, mostrando que o gênero pode sempre subverter práticas comuns em seus respectivos desenvolvimentos. O elenco, inclusive, conta com o ator Song Kang-ho, que também esteve em Parasita.
1. O Hospedeiro
(Showbox/Reprodução)
Falando em Parasita, para fechar a lista, conheça o filme O Hospedeiro, que vem diretamente do mesmo diretor, o cineasta Bong Joon-ho.
Apesar dos elementos assustadores da narrativa, há também um drama social muito pertinente. Após as pesquisas de alguns cientistas não saírem como o planejado, uma criatura monstruosa mutante causa diversos estragos em uma determinada região da Coreia, afetando diretamente a rotina da população. Felizmente, a produção está disponível na Netflix.