Fale Comigo: 3 motivos para assistir o filme de terror do momento
Tecmundo
O melhor filme de terror de 2023? Bem, pelo menos, é assim que tem sido chamado por muitos Fale Comigo (Talk to Me, no original), longa-metragem lançado em agosto, dirigido por Danny Philippou e Michael Philippou. O elenco principal da obra traz nomes como Sophie Wilde, Joe Bird, Alexandra Jensen, Zoe Terakes, Miranda Otto, Otis Dhanji, Ari McCarthy, entre outros.
"Um grupo de amigos descobre uma mão embalsamada que lhes permite conjurar espíritos. Viciado na emoção, um deles vai longe demais e abre a porta para o mundo espiritual", diz a sinopse oficial de Fale Comigo, que aposta em uma trama repleta de momentos tensos e assustadores. Mas será que vale a pena assistir à obra de terror?
Abaixo, veja 3 motivos para assistir Fale Comigo!
A personagem Mia, vivida com maestria por Wilde, é um refresco para quem está acostumado a ver filmes de terror com protagonistas superficiais e pouco desenvolvidos, que servem apenas como alvos para sustos, ataques e por aí vai. Ao contrário disso tudo, Mia conta com uma história bem interessante, que sustenta seu comportamento e suas escolhas (por mais questionáveis que elas sejam) ao longo da projeção.
Aliás, todo o elenco de Fale Comigo merece elogios, uma vez que entrega ótimas atuações e, principalmente, traços empáticos, que fazem nós, como espectadores, nos importarmos com seus arcos.
Outro motivo para assistir Fale Comigo são seus efeitos práticos, algo que parece estar em falta dentro do gênero de terror nos últimos anos. Em vez de trazer espíritos, demônios ou monstros criados por meio de computação gráfica, o filme aposta em figurinos e maquiagens em pessoas reais, o que torna tudo muito mais aterrorizante. Isso traz ainda mais tensão e credibilidade para as cenas, afinal, o que estamos vendo é algo "verdadeiro".
Além das cenas de medo, as sequências violentas também são muito bem desenvolvidas, com machucados que, de fato, parecem reais. Para quem curte um "gore raiz", prepare-se!
Por fim, é necessário dizer que Fale Comigo não é uma obra extremamente original, tampouco traz tramas muito complexas. Contudo, isso acaba sendo um ponto positivo, pois cria espaço para que a narrativa trabalhe seus temas principais de forma clara e até elegante.
Estamos falando de assuntos como luto, fragilidade, adolescência, traumas, solidão e culpa, por exemplo. Ao longo do projeto, fica transparente a ideia de que traumas podem ser aberturas para que seu corpo seja "possuído" (não apenas por fantasmas, mas por seus próprios medos e problemas).
Com isso, Fale Comigo pode se dar ao luxo de não exagerar em sua história ou em seus elementos de medo, criando um equilíbrio agradável entre terror e drama, o que destaca a atração das demais lançadas em 2023.