30 anos da novela Vamp: Elenco foi surpreendido por policiais na Itália
Aventuras Na História
A novela bem-humorada “Vamp”, que estreou na Globo em julho de 1991 e terminou em fevereiro de 1992 após 179 capítulos, foi um grande sucesso com o público infantojuvenil. Inclusive, a emissora chegou a lançar um álbum de figurinhas inspirado no enredo da história durante a exibição.
Como sugerido pelo nome, diversos personagens que compunham a história eram vampiros, o que causava diversos problemas para aqueles que eram humanos. Uma das figuras mais icônicas de Vamp era Natasha (interpretada por Cláudia Ohana), uma estrela do rock que vendeu sua alma para o carismático Conde Vlad (interpretado por Ney Latorraca), que era o chefe dos vampiros, a fim de alcançar a fama.
Algumas das cenas iniciais da personagem se passam no passado, trecho da história que foi gravado no exterior, nas cidades de Lisboa, em Portugal, e Veneza, na Itália. Por trás da produção da popular novela, todavia, houveram problemas, segundo foi relembrado por uma matéria do site Notícias da TV.
Quebrando leis
Na capital portuguesa, a equipe de filmagem de Vamp passou por dificuldades técnicas ao precisarem mudar de local de gravação em cima da hora, por exemplo. Segundo divulgado na época, a Globo precisou até mesmo apelar para autoridades diplomáticas a fim de conseguir fazer os ajustes.
Já em território italiano, todavia, o problema foi muito maior — e chegou inclusive a envolver a polícia local. Tudo começou com uma cena aparentemente incólume: Nela, Natasha dançava ao som da música “Sadness Part 1", do grupo Enigma. Sem que a equipe brasileira soubesse, porém, as canções dessa banda eram, na verdade, proibidas na Itália, por serem desaprovadas pela Igreja Católica.
A situação acabou chamando a atenção de policiais próximos, fazendo com que a atriz Cláudia Ohana e os produtores da novela quase fossem presos por conta de sua infração acidental.
Após muitas conversas, os funcionários da Globo conseguiram explicar que não sabiam a respeito da regra, e foram poupados de sofrerem consequências legais, ainda de acordo com o Notícias da TV.
A dança havia exigido uma preparação por parte de Cláudia, que havia treinado os movimentos por vários dias a fio sob a tutela da coreógrafa Deborah Colker, e foi inesperado que as filmagens não pudessem ter capturado o momento adequadamente.
Apesar dos obstáculos, aquilo que foi gravado antes da interrupção por agentes da lei foi exibido na novela.
Em entrevista ao F5 neste ano, Ohana relembrou o episódio: “A gente viajava muito sem esquema naquela época. E aí o Jorginho [o diretor Jorge Fernando] botou eu com o radinho e falou ‘Vai lá, menina Ohana, dança lá na praça’. Eu comecei a dançar timidamente e depois fui me empolgando. O público começou a aplaudir, jogar dinheiro e eu me senti...Aí veio a polícia”, comentou a artista.
Em fevereiro de 2021, a novela antiga foi disponibilizada na plataforma do Globoplay para aqueles que querem revisitar a nostálgica produção ou mesmo assistir o sucesso dos anos 90 pela primeira vez.
Assista abaixo a cena da dança em Veneza.