A fuga das vaquinhas: A curiosa saga do rebanho que escapou do abate e causou ‘terror’ nos EUA
Aventuras Na História
Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (ou 'USDA', na sigla em inglês), a expectativa é que a produção de carne bovina atinja um valor recorde no país em 2021 — algo que, segundo dados do próprio órgão, não tem sido comum nos últimos anos.
Para se ter uma ideia, em 1980, quando o índice passou a ser medido, os Estados Unidos registraram a produção de 10 milhões de toneladas de equivalente carcaça. Com o passar dos anos, o número foi variando, mas sempre demonstrando um crescimento médio — embora não constante.
O ano em que número atingiu seu maior patamar foi em 2002, com 12,42 milhões de toneladas. Porém, para este ano, o número deve ser superado, já que a expectativa é que o país ultrapasse os 12,44 milhões — o que representaria um valor recorde e histórico.
A notícia pode ser muito animadora para os pecuaristas, mas por outro lado, não é nada animadora para os animais que serão abatidos. Tanto é, que nessa semana, alguns deles protagonizaram uma fuga histórica. Entenda!
Fuga no calar da noite
Segundo noticiou o UOL, na madrugada da última quarta-feira, 23, cerca de 40 vacas fugiram de um abatedouro em Pico Rivera, nos Estados Unidos. O estouro da boiada foi registrado a cerca de 18 quilômetros de Los Angeles.
Assim, a fuga das vaquinhas causou uma enorme confusão. De acordo com a polícia local, o rebanho deixou estragos por onde passou, com carros, postes de luz, portões de garagem e diversas outras coisas sendo destruídas pelos locais que bando passava.
A NBC, canal local, inclusive, chegou a noticiar que as autoridades locais sugeriram que as pessoas evitassem as ruas para que não fossem pegas desprevenidas pelos animais, afinal, algumas vacas haviam atacado uma família de quatro pessoas.
O ato só foi contido depois que o animal acabou sendo baleado por um policial. De acordo com o sub-prefeito Steve Carmona, o animal partia em direção a uma criança. As duas pessoas que ficaram feridas foram encaminhadas para um hospital, onde receberam tratamento e foi constatado que tiveram apenas ferimentos leves.
"Foi uma loucura! Parecia mais assustador do que qualquer coisa", disse um morador de Pico Rivera à NBC. Até o momento, segundo as autoridades, 38 animais já foram capturados e levados de volta ao lugar de onde fugiram. Porém, uma vaquinha ainda está desaparecida.
O sucesso na contenção dos animais seu deu graças à rapidez das autoridades, que chegaram até mesmo a construir barricadas pelas vias da cidade. Com isso, parte do rebanho que saiu em disparada por ruas menores foi interceptada mais facilmente.