‘Biografia não autorizada do Direito’: obra inédita desfaz alguns conceitos básicos do sistema jurídico
Aventuras Na História
Lançada no início deste mês pela Editora WMF Martins Fontes, a obra ‘Biografia não autorizada do Direito’, do advogado e professor Fábio Ulhoa Coelho, apresenta uma análise completa do sistema jurídico brasileiro.
Professor Titular de Direito Comercial da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Fábio Ulhoa Coelho é autor de outros livros jurídicos fundamentais, como o ‘Manual de direito comercial’, ‘Curso de direito comercial’ (3 volumes) e ‘Curso de direito civil’.
Em seu mais novo lançamento, o escritor busca desfazer alguns conceitos básicos pré-estabelecidos pelo Direito, apresentando a fundo conceitos históricos e filosóficos. Por meio de uma linguagem acessível, o autor mostra de forma clara temas fundamentais que impactam diretamente a sociedade contemporânea.
Para ele, o papel do Direito é “reduzir algumas tensões que poderiam esgarçar de vez o tecido social”, na mesma medida que visa pacificar desacordos e encontrar mecanismos favoráveis para um determinado caso. Todavia, segundo o especialista, nem sempre o Direito é capaz de solucionar totalmente algum conflito.
No decorrer da obra, os leitores irão se deparar com conceitos do contrato social e reflexões sobre as diferentes maneiras do Homo Sapiens conviver em sociedade. Para isso, ele utiliza ensinamentos do Código de Hamurábi, a Lei das Doze Tábuas, a criação do Estado nacional e o Código Civil dos Franceses.
Mais do que uma obra jurídica, este livro trata-se de uma biografia não autorizada do Direito, uma vez que, que apresenta este sistema de forma diferente da literatura jurídica pré-estabelecida até então.
Disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum, ‘Biografia não autorizada do Direito’, em suma, irá fazer os leitores pensarem além do senso comum, refletindo de forma crítica e profunda sobre conceitos pré-estabelecidos.