Clássico do filósofo Epicuro de Samos, sobre os prazeres humanos, chega às livrarias brasileiras
Aventuras Na História
Epicuro de Samos (341 a.C. – 271 ou 270 a.C.) foi um filósofo grego do período helenístico, que durante a infância estudou com Pânfilo. Mais tarde, o pensador fundou sua própria escola de filosofia em Atenas, chamada O Jardim, onde lecionou até os seus últimos dias de vida.
O filósofo grego dedicou-se a estudar sobre a vida plena. Sua corrente filosófica, o Epicurismo, ainda hoje é amplamente estudada por acadêmicos, pois defende o prazer de duas formas, sendo eles os duradouros e os imediatos.
Segundo o pensador, os prazeres imediatos são aqueles que devem ser evitados para alcançar o equilíbrio, isto é, são negativos. Por outro lado, os prazeres duradouros são aqueles super estimados pelos seres humanos, sendo considerados positivos.
Em ‘Cartas de Epicuro’, organizada pela editora dos clássicos, a Edipro, os leitores irão encontrar pensamentos do filósofo grego e novas traduções, a partir de três elementos pautados pelo pensador antigo.
"Portanto, é necessário dar atenção àquilo que produz felicidade, visto que enquanto sua presença nos satisfaz plenamente, sua ausência nos leva a fazer tudo para tê-la”, trecho retirado da página 129 de ‘Cartas de Epicuro’.
Em suma, este livro é fundamental para profissionais de áreas relacionadas a Ciências Humanas, uma vez que estuda a fundo a mente e as emoções mundanas.
Disponível em pré-venda na Amazon, a obra está prevista para ser lançada no fim deste mês. Além disso, o livro conta com a tradução de Edson Bini.