De Friends a Sandy & Junior: O que é Cringe? Entenda o debate nas redes sociais
Aventuras Na História
Com uma rotina cada vez mais corrida e estressante, nada melhor do que chegar em casa, colocar uma pantufa bem confortável, beber um café e se jogar na cama para assistir seu filme ou série favorito, não é mesmo? Melhor ainda se for aquele que você já viu inúmeras vezes e mesmo assim nunca enjoa, como Harry Potter ou Friends, por exemplo. Certo?
Bom, se você se identificou com o cenário e concordou com alguma das situações acima, saiba que você não escapa de jeito nenhum. Isso mesmo, já está decretado: você é cringe.
Não entendeu nada? Tudo bem nós te explicamos!
Cringe? Que história é essa?
Nas últimas semanas, uma intensa discussão foi travada entre os ‘millenials’ e a ‘geração Z’. É, isso mesmo. E não, eles não são facções inimigas de alguma saga nova de romance adolescente, até porque essa moda já está um pouco ultrapassada — um tanto quanto cringe pra dizer a real.
O primeiro grupo, na verdade, refere-se as pessoas nascidas entre 1980 e 1994, que também recebem o nome de ‘Geração Y’; já o segundo são daqueles um pouco mais jovens, entre 1995 e 2010. E foi a partir desse choque de gerações que a discussão toda começou.
Para se ter ideia, segundo o Google, o Brasil foi o país que mais buscou o termo “cringe” na última semana, com um aumento de +500% nas procuras pela expressão.
Já a pergunta “o que é cringe?” foi a mais feita no navegador durante o mesmo período. Por sua vez, o termo “Geração Z” teve um aumento ainda maior, de 700%, enquanto “Geração Y” saltou em 740%.
Tá, beleza, mas o que é Cringe?
A palavra cringe, que na língua inglesa é um verbo, por aqui virou uma gíria, como se fosse um adjetivo que serve para definir as pessoas que fazem algo considerado “constrangedor”, como se fosse a famosa “vergonha alheia”.
Dessa maneira, a partir de uma pergunta nas redes sociais, os jovens da ‘Geração Z’ foram convidados a decretar quais coisas que os ‘Millenials’ fazem que eles consideram que seja cringe.
Dessa maneira, em poucas horas, milhares de respostas traçaram alguns gostos tratados como tal, como beber café; escutar Sandy & Júnior; usar o termo “litrão” para se referenciar à cerveja; usar emojis; pagar boletos; ir para a Disney; gostar de Harry Potter e/ou Friends... a lista é infinita.
Como sempre, o assunto foi tratado com bom humor por muitos, o que, para nossa felicidade, gerou inúmeros memes por parte das pessoas que descobriram que seus gostos, até então vistos como “descolados”, acabaram se tornando “cafonas”. Confira alguns: