Em leilão, versão rara de Harry Potter é vendida por mais de R$ 500 mil
Aventuras Na História
A Auctioneers Tennants, sediada no Reino Unido, foi palco de uma venda impressionante na última quinta-feira, 29. Uma versão raríssima do primeiro livro de uma das maiores sagas de todos os tempos foi vendida em leilão por £ 80 mil, que equivale a R$ 568 mil.
O livro em questão era ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’, escrito por J.K. Rowling e impresso em 1997, na sua primeira edição. Como lembra a BBC News, a edição foi apenas uma das 500 publicadas naquele ano, tornando-se os “livros originais”.
A maioria dos livros impressos na remessa foi comprada por uma livraria da cidade de Nottingham, e, segundo a Tennants, cerca de 300 das obras foram destinadas a bibliotecas públicas inglesas. Por isso, tiveram um "alto índice de perdas e danos".
Sobrevivendo ao tempo, a rara primeira edição do livro estava em “condições excepcionais”, o que possibilitou o elevado preço. Trata-se de uma "cópia excepcional, primeira edição, primeira impressão, edição encadernada".
Segundo a BBC, esse é um dos mais altos preços de venda já vistos para livros escritos por Rowling, que é creditada simplesmente como "Joanne Rowling" nas páginas de direitos autorais da primeira edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal.