Home
Notícias
Em São Paulo, grupo incendeia estátua de Borba Gato: 'Fogo nos racistas', diz publicação
Notícias

Em São Paulo, grupo incendeia estátua de Borba Gato: 'Fogo nos racistas', diz publicação

publisherLogo
Aventuras Na História
24/07/2021 22h24
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14558092/original/open-uri20210724-18-1v6suip?1627165488
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Quem passou pela Praça Augusto Tortorelo de Araújo, localizada em Santo Amaro, São Paulo, se deparou com a estátua do bandeirante Borba Gato ardendo em chamas neste sábado, 24.

 

Conforme repercutido pelo portal de notícias UOL, o incêndio foi assumido pelo grupo Revolução Periférica. Através do perfil oficial no Instagram, aqueles que fazem parte do grupo publicaram um vídeo onde é mostrado membros colando papéis em postes com a seguinte pergunta: ‘Você sabe quem foi Borba Gato?’.

 

Já hoje, o grupo divulgou registros onde são mostradas pessoas inserindo pneus ao redor da estátua. Em seguida, o monumento em homenagem ao bandeirante começa a ser consumida pelo fogo. 'FOGO NOS RACISTAS na práxis', diz a publicação que mostra o incêndio. 

A saga dos bandeirantes

Vale destacar que não é a primeira vez que o monumento em homenagem a figura é alvo de tentativa de destruição. Em 2016, a estátua recebeu um ‘banho’ de tinta. O episódio é mais um a respeito do debate em torno de estátuas que homenageiam figuras históricas controversas. 

Conforme relatado na obra ‘Vida e Morte do Bandeirante’, escrita no ano de 1929 por Alcântara Machado, Borba Gato englobou o grupo de homens que exploravam o interior do Brasil.

 

Durante esses episódios, acabavam não só realizando a captura, mas também escravizando indígenas e negros. Em determinados momentos de confrontos, essas pessoas acabavam sendo mortas.

Também é relatado que os bandeirantes não só violaram sexualmente mulheres indígenas, como também as traficavam. Além disso, minas localizadas ao redor das moradias indígenas, que contavam com metais, foram roubadas.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também