Guerra antiga: Obra discute o intenso conflito entre israelenses e palestinos
Aventuras Na História
De um lado, um povo duas vezes expulso da própria terra, vítima do mais infame massacre de todos os tempos, que finalmente parece ter conquistado seu espaço entre as nações do mundo.
Já do outro, os moradores que os sucederam, vivendo ali por mais de um milênio, que de repente se viram tornados estrangeiros no próprio país – ou, pior, expulsos para a vizinhança.
Ambos firmemente apoiados no nacionalismo. O conflito entre Israel e Palestina é talvez o tema mais difícil da história contemporânea, e o historiador James L. Gelvin, da Universidade da Califórnia, sabe bem disso.
Seu livro, indo desde o sionismo do século 19 até a esperança dos anos 1990, que foi seguida pela derrocada do diálogo e uma nova intifada, oferece amplas referências para quem quer saber mais.
Gelvin, como quase todo mundo que aborda a questão, não é neutro. Seu trabalho foi bastante elogiado, mas críticos também notaram que tende bastante ao lado palestino, justificando ações violentas.
Disponível na Amazon em formato de capa comum, Israel x Palestina: 100 Anos de Guerra foi publicada no Brasil em 2017, pela editora Edipro e conta com a tradução de Alexandre Sanches Camacho.