O assassinato real que inspirou uma cena de Sexta-feira 13
Aventuras Na História
No Halloween de 1978, como explica David Grove em ‘Making Friday the 13th : the legend of Camp Blood’, o roteirista Victor Miller e o diretor Sean S. Cunningham criaram um filme com a intenção de lucrarem com a data.
Para isso, contaram a história do personagem ficcional Jason Voorhees, que se afogou, ainda quando criança, no Camp Crystal Lake, por conta da negligência da equipe do acampamento onde ele estava.
Assim, décadas depois, surge a lenda que o local estava amaldiçoado, já que o lago tornou-se o antro de assassinatos em massa.
No entanto, o longa de terror slasher fez tanto sucesso que a franquia ‘Sexta-feira 13’, de acordo com o portal Box Office Mojo — que mostra a evolução das receitas das bilheterias de uma forma sistemática —, arrecadou 529 milhões de dólares nas bilheterias ao redor do mundo.
O valor o tornou a franquia mais rentável de terror até o lançamento de Halloween (2018).
A princípio, como explica matéria da revista Monet, o planejamento era para que apenas quatro filmes fossem produzidos, terminando em ‘Sexta-Feira 13 – O Capítulo Final’ (1984), que teve a direção de Joseph Zito.
No entanto, contando com reboots e crossovers, hoje já são 12 filmes.
Mas o que poucos sabem, é que um assassinato em específico, narrado no filme de Zito, foi baseado em um crime da vida real.
Como explica matéria publicada pela Rolling Stone, essa informação é contada no livro ‘Crystal Lake Memories’, que traz detalhes dos filmes sobre o Jason. Para criar uma cena em ‘O Capítulo Final’, Zito se inspirou em um crime que leu em um jornal.
O caso era sobre um homem que havia sido morto por esfaqueamento. Quando estava sendo atacado, relatava o periódico, a vítima começou a gritar desesperadamente por ajuda: "Por favor, pare de me machucar, por favor, pare de me matar".
No filme, o homem do caso real ganhou nome e história. Interpretado por Erich Anderson, Ron busca se vingar do violento assassino que matou sua irmã, Sandra, em ‘Sexta-Feira 13 - Parte 2 (1981).
Porém, no fim, ele acaba sucumbindo ao icônico facão do personagem. Enquanto é esfaqueado, em um porão escuro, Rob imita a realidade e suplica por ajuda. “Ele está me matando”, foram suas últimas palavras.
A crítica de Sexta-feira 13
Apesar da boa aceitação popular, ‘Sexta-feira 13’ é um verdadeiro terror para os críticos, afinal, muitos ficaram incomodados com o fato das produções focarem apenas na contagem de corpos elevadas e se preocupar pouco com o enredo e o desenvolvimento dos personagens, o que faz com que cada nova película seja quase indistinguível da anterior.
Mesmo assim, em dezembro de 2006, a IGN colocou a série na sétima colocação em uma lista com as 25 maiores franquias do cinema, baseando-se em três pontos: ter pelo menos três filmes lançados até dezembro daquele ano; ser uma franquia de sucesso comercial ou artístico; e ter algum tipo de impacto na cultura pop.