Premiado escritor português lança obra que mescla fatos históricos com a vida cotidiana
Aventuras Na História
Recém-lançada pela Editora Oficina Raquel, a obra 'Bucareste‑Budapeste: Budapeste‑Bucareste', do premiado escritor português Gonçalo M. Tavares, apresenta narrativas regadas de fatos históricos que se relacionam com a vida cotidiana.
Considerado um dos maiores escritores da atualidade, Gonçalo M. Tavares nasceu na Angola e foi radicado em Portugal. Contemplado com o Prêmio Oceanos, o Prêmio Literário José Saramago e o Prix du Meilleur Livre Étranger, o autor já teve suas obras traduzidas em mais de 50 países.
Seu mais novo lançamento conta com três narrativas distintas. Em uma delas, os leitores acompanharão a jornada de dois irmãos que tentam atravessar uma volumosa estátua de Bucareste para Budapeste. Ao mesmo tempo, Miklos tem como objetivo buscar o corpo de sua mãe em Budapeste e levá-lo até Bucareste para enterrá-la. Para isso, também precisa passar, em terra, pela fronteira entre a Hungria e a Romênia.
Em seguida, há a história de “Vujik, o vampiro” um habitante misterioso de Belgrado. O homem, por sua vez, tem o costume de comer fotografias, com o intuito de aprender sobre as imagens.
Por fim, a obra apresenta a história de Martha, uma jovem nascida e criada em Berlim. Ao longo da trama, ela comenta sobre os aspectos dos estrangeiros que visitam a sua cidade natal. Por meio de uma metáfora, Gonçalo M. Tavares aborda temáticas atuais, como o racismo e a xenofobia.
Em geral, 'Bucareste‑Budapeste: Budapeste‑Bucareste' mescla episódios históricos — especialmente aqueles ocorridos durante o século 20 — e fatos da vida cotidiana, utilizando uma linguagem sensível e envolvente.
Disponível na Amazon em edição física, em suma, o livro de Gonçalo M. Tavares irá prender a atenção dos leitores e fazê-los mergulhar para o interior dos personagens que compõem o enrendo.