Putin promulga lei que proíbe participação de colaboradores de organizações extremistas nas eleições russas
Aventuras Na História
De acordo com informações da agência de notícias AFP, publicadas nesta sexta-feira, 4, pelo UOL, o presidente russo, Vladimir Putin, promulgou hoje uma lei que proíbe a participação de colaboradores de organizações "extremistas" nas eleições do país.
Segundo revelado na publicação, a nova medida vem sendo criticada pela oposição, que enxerga a decisão como uma ferramenta que tem o objetivo de tentar silenciar a ação de opositores, principalmente de partidários do principal opositor do governo, Alexei Navalny, preso desde janeiro.
Agora, a promotoria pede uma análise da lei, a fim de que a Justiça especifique quais são as tais organizações citadas como “extremistas”. A crítica acredita que a medida planeja "desestabilizar a situação social" no país.
A decisão vem à tona antes das eleições legislativas que devem acontecer em setembro na Rússia. De acordo com a reportagem, o partido que está atualmente no poder, Rússia Unida, apresentou uma queda em sua popularidade e nas intenções de voto da população. O declínio acontece em meio aos inúmeros escândalos de corrupção no país.