Home
Notícias
Qual a única nação do mundo que ainda tem um grão-ducado?
Notícias

Qual a única nação do mundo que ainda tem um grão-ducado?

publisherLogo
Aventuras Na História
20/06/2021 12h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14515511/original/open-uri20210620-19-jinayp?1624190611
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Muitos moldes políticos possibilitaram a construção de diversas civilizações na história da humanidade, possibilitando a escolha de moldes econômicos, representantes para legislar e, em especial, líderes de uma nação.

Estes, ocupando os mais altos cargos da sociedade, exercem o poder da administração de bens e, com influência, gerir as escolhas do território que ocupa.

Em casos de pequenos territórios, algumas regalias puderam ser dispostas ao longo da história para designar a grandeza de seus líderes. É o caso do grão-ducado, título fundado durante a Idade Média especificamente para Estados de pequenas dimensões — porém, capazes de exercer diplomacia ativa.

Com a fundação de repúblicas unificadas, com anexação de Estados e tomando proporções territoriais cada vez maiores, só restou apenas um grão-ducado em vigor no planeta, localizado no pequeno — e rico — país de Luxemburgo.

Por lá, o grão-duque Henri, 66, ocupa o cargo a mais de 20 anos, chamando atenção pela postura política, como registra a revista Caras.

Henri acena em fotografia durante evento oficial em 2005 / Créditos: Getty Images

 

Grão-duque Henri

Visto que trata-se de uma democracia com parlamento, a função de Henri como grão-duque é ser o monarca constitucional, ou seja, que auxilia os parlamentares na aprovação de leis.

Contudo, se engana quem acredita que a honraria o acomodou; ele é formado em Ciências Políticas na Universidade de Genebra, na Suíça.

Por lá, conheceu a mãe de seus filhos; a cubana Maria Teresa. Ela um ano mais nova que o monarca, sendo casada desde 1981 com o rapaz e teve 5 filhos desde então, tendendo 4 netos.

De origem humilde, chegou a ter sua presença ameaçada no grão-ducado pela sogra Joséphine, falecida em 2005 — mas foi defendida pelo companheiro, que ameaçou abdicar do trono caso fosse impossibilitado de casar.

Aproveitando a divisa, o casal costuma aproveitar as férias no sul da França, em Cabasson, cuja região possui praias e clima ensolarado. Luxemburgo também faz divisa com a Alemanha e Bélgica, se tornando independente deste último em 1890. Chegou a ser ocupado nas duas guerras mundiais pela Alemanha, mas manteve o mecanismo político.

Os atuais grão-duques junto aos herdeiros, Guillaume e sua companheira (azul) / Crédito: Getty Images

 

O futuro do grão-ducado

Os cinco filhos, com idades entre 39 e 29 anos, são a salvação para manter o último grão-ducado vivo; sendo 4 rapazes e apenas uma moça, nomeada Alexandra, a linha de sucessão ao trono principal está dedicada ao filho mais velho, Guillaume, que também se graduou em Ciências Políticas.

Ele é casado com Stéphanie, que adquiriu o título de princesa em decorrência da oficialização da união. Os pombinhos se conheceram na Alemanha, mas a garota tem a nacionalidade belga, além de ser formada em Filologia — estudo responsável por identificar o desenvolvimento de línguas, usado para analisar e transcrever escritos antigos ou códigos.

Juntos, tiveram o netinho do grão-duque, batizado de Charles Jean e atualmente com 1 ano de idade — e curiosamente, sendo o segundo na linha de sucessão ao trono máximo de Luxemburgo, visto que é o descendente direto do pai.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também