Home
Notícias
Soldado soviético que participou da libertação de Auschwitz morre aos 98 anos
Notícias

Soldado soviético que participou da libertação de Auschwitz morre aos 98 anos

publisherLogo
Aventuras Na História
07/06/2021 18h01
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14504385/original/open-uri20210607-18-99baym?1623089259
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No último sábado, 5, o ex-soldado David Dushman morreu aos 98 anos em um hospital em Munique, na Alemanha. Ele era o último sobrevivente dos soldados soviéticos que ajudaram na Libertação de Auschwitz, em 27 de janeiro de 1945.

Segundo o New York Post, com informações da Comunidade Judaica de Munique e Alta Baviera, Dushman foi um dos combatentes do Exército Vermelho a entrar no campo de concentração já no final da Segunda Guerra, encontrando apenas sobreviventes gravemente feridos e doentes no local.

'Doloroso'

Charlotte Knobloch, ex-chefe do Conselho Central dos Judeus da Alemanha, afirmou que o ex-combatente  “estava bem na linha de frente quando a máquina de assassinato dos nacional-socialistas foi destruída”.

“Cada testemunha da história que passa é uma perda, mas dizer adeus a David Dushman é particularmente doloroso”, afirmou Knobloch.

Dushman tinha apenas 21 anos quando lutou na Segunda Guerra. Segundo a Enciclopédia do Holocausto, do United States Holocaust Memorial Museus (USHMM), apenas no complexo de Auschwitz cerca de 1 milhão de judeus foram mortos. 

“Eles saíram do quartel aos tropeções, sentaram-se e deitaram-se entre os mortos. Terrível. Jogamos a eles toda a nossa comida enlatada e imediatamente partimos para caçar fascistas. Esqueletos em toda parte”, disse o soviético ao  jornal Sueddeutsche Zeitung de Munique em uma entrevista de 2015. 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também