Home
Notícias
Unesco reconhece Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro, como Patrimônio Mundial
Notícias

Unesco reconhece Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro, como Patrimônio Mundial

publisherLogo
Aventuras Na História
27/07/2021 17h41
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14561024/original/open-uri20210727-18-1fyj8k8?1627413990
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na última segunda-feira, 26, o Sítio Burle Marx, localizado em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de janeiro, foi reconhecido como Patrimônio Mundial da humanidade pela Unesco.

A propriedade abriga o legado do famoso paisagista brasileiro que dá o nome ao local. Em sua profissão, Roberto Burle Marx ficou conhecido como o criador do conceito do jardim tropical moderno. O artista plástico viveu no local entre 1973 e 1994.

Atualmente, o sítio de 407 mil metros quadrados, abriga um vasto acervo de museu com mais de 3 mil itens de arte. O dado já é impressionante, contudo, o que chama ainda mais atenção é a variedade de plantas tropicais e subtropicais presentes na propriedade, cerca de 3.500 mil espécies diferentes.

Sítio Burle Marx / Crédito: Divulgação/Oscar Liberal / Iphan

 

"O Sítio Roberto Burle Marx foi o 'laboratório de criação' onde foram desenvolvidos o repertório botânico e a experimentação paisagística que viabilizaram a produção do novo paradigma no campo do paisagismo, o jardim tropical moderno", pontuou Claudia Storino, diretora do local.

De acordo com o Iphan, o sítio abriga o maior e mais importante legado deixado por Burle Marx. O local chega a receber cerca de 30 mil visitantes por ano. Atualmente, em decorrência da pandemia de Covid-19, as visitas acontecem em grupos menores de terça-feira a sábado, respeitando as medidas de distanciamento social.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também