170 milhões de anos: flor mais antiga do mundo é descoberta na China
Aventuras Na História
Uma pesquisa publicada recentemente na revista científica Life traz uma reanálise de uma planta fossilizada de 170 milhões de anos encontrada na China — que remonta, portanto, ao período Jurássico.
Ela foi anteriormente classificada como uma "gimnosperma" (mesmo grupo das araucárias e pinheiros), porém o novo estudo revelou que se trata, na verdade, de uma "angiosperma". Esse tipo de planta é caracterizada pela presença de frutos e flores, sendo os organismos mais complexos e diversos do Reino Vegetal.
Segundo repercutiu o Global Times, o fóssil é agora considerado a mais antiga evidência já encontrada da existência de uma angiosperma. Assim, o espécime, que foi batizado de "Sisperia glabra", teria produzido as primeiras flores e frutos dos quais temos conhecimento.
Método de pesquisa
Os autores do artigo científico recente, que trabalham no Instituto de Geologia e Paleontologia de Nanjing, usaram a moderna tecnologia de microtomografia de raio-X para digitalizar a planta fossilizada, assim sendo capazes de identificar estruturas exclusivas de angiospermas.