A dura saga de Gary Coleman
Aventuras Na História
Gary Wayne Coleman fez fama nos Estados Unidos — e no mundo — devido ao seu personagem no seriado 'Diff'rent Strokes', conhecido como 'Arnold', no Brasil. A clássica série dos anos 1970 e 1980, que contava a história de um menino divertido e bem-humorado, adotado por um empresário rico, fez a carreira de Coleman crescer como nunca.
No entanto, engana-se quem pensa que tudo era luxo e glamour em sua vida, na verdade, para chegar ao sucesso, Gary sofreu muito, além de enfrentar problemas sérios de saúde desde que nasceu.
Doença e carreira
Nascido em 8 de fevereiro de 1968, o comediante teve que ser um lutador desde o momento em que veio ao mundo, Gary foi portador de uma doença congênita nos rins, que fez com que ainda criança ele desenvolvesse um diagnóstico de nefrite — uma infecção renal. Devido a este problema, o menino parou de crescer, ficando estagnado na altura de 1 metro e 42.
Além disso, aos cinco anos, o ator teve que passar pelo seu primeiro transplante de rim. Realizaria a cirurgia novamente aos 14 anos, quando já era um astro. Desde então, o intérprete teve que lidar com procedimentos de diálises de três a quatro vezes na semana.
Mas, foi exatamente sua baixa estatura causada pela doença, que chamou a atenção dos diretores de televisão. Coleman tinha uma eterna aparência de criança e interpretou Arnold, um personagem de oito anos, mesmo já sendo mais velho.
Com a série, o ator fez fortuna, mas, tinha que gravar por longas horas, mesmo sob suas condições de saúde e acabava sofrendo muito com a exigência do trabalho. Apesar de todo o sucesso, o seriado chegou ao fim. Depois disso, o comediante fez algumas participações especiais na televisão, mas, por fim, decidiu se aposentar aos 18 anos.
Problemas financeiros
Não demorou muito para que Gary passasse de uma estrela "infantil" a um adulto com problemas na justiça. Com todo o dinheiro que fez durante sua adolescência, o intérprete encontrou obstáculos com seus pais.
Isso porque o astro percebeu que sua renda no banco era bem menor do que ele pensava. Ao descobrir que tinha sido enganado, processou seus pais e o consultor de negócios, mesmo ganhando o processo, o retorno financeiro não foi o mesmo que ele havia perdido.
Gary declarou falência em 1999 e procurou emprego longe dos holofotes para conseguir se manter, chegando até a se tornar segurança de shopping — já que estava falido e repleto de dívidas. As coisas não estavam bem para o ex-ator, que acabou protagonizando alguns ataques de fúria em público.
Certa vez, Coleman agrediu um fã em um shopping de Los Angeles, o admirador que queria um autógrafo insistiu para que o intérprete assinasse o papel, sem paciência, Gary bateu em seu fã, que foi parar no hospital. O ator teve que arcar com as despesas médicas, além de ter sido processado.
Polêmico fim
Gary Coleman faleceu precocemente aos 42 anos, em 28 de maio de 2010. Seu estado de saúde estava se deteriorando a cada dia e ele estava passando por alguns episódios de convulsões há algum tempo.
O laudo médico diz que o ator faleceu após uma queda acidental. A pancada forte na cabeça causou uma hemorragia intracraniana. O ator ficou internado por vários dias até que não aguentou mais. Os médicos optaram não fazer cirurgias, devido à fragilidade na saúde de Gary.
Alguns rumores de que a morte do astro teria sido causada propositalmente por sua ex-mulher, despertaram especulações na mídia. Essa versão, porém, acabou sendo rejeitada pela polícia.
Entretanto, nem depois de seu falecimento o comediante teve paz, sua família relutou a aceitar seu desejo de cremação — o que acabou acontecendo depois de algumas confusões.
Apesar de sua triste morte, o legado do ator permanece vivo. Conhecido até hoje pela divertida frase “Que papo é esse, Willis?”, Gary é admirado por seu trabalho em todo o mundo. O astro chegou a ser homenageado até mesmo pela Broadway.