A fim de atrair 'turistas mais cultos' Praga proíbe tours noturnos de bares
Aventuras Na História
A capital da República Tcheca, Praga, decretou nesta segunda-feira a proibição dos tours noturnos de bares organizados por agências de viagens. A medida busca atrair turistas "mais cultos", de acordo com os vereadores da cidade.
Conhecida por suas despedidas de solteiro e festas, Praga é um destino popular, com muitos bares no centro oferecendo meio litro de cerveja por menos de 3 euros (cerca de R$ 18), o que, em alguns casos, torna a cerveja mais barata que a água.
De acordo com o portal O Globo, o vice-prefeito de Praga, Zdenek Hrib, anunciou que, a partir de agora, tours guiados não serão permitidos entre as 22h e as 6h. Outro vice-prefeito, Jiri Pospisil, declarou que a cidade "deseja turistas mais cultos, com maior poder aquisitivo (...) e não pessoas que viajam por pouco tempo apenas para se embriagar".
Problema para residentes
A decisão foi bem recebida por Vaclav Starek, diretor da Associação Tcheca de Hotéis e Restaurantes, que afirmou que esses tours de bares "têm sido um problema para os residentes e outros turistas". Segundo ele, a proibição não deverá impactar as vendas dos estabelecimentos: "Ninguém será proibido de ir a um bar, mas esses tours organizados todas as noites (...) não são necessários", completou Starek.