Home
Notícias
A história por trás da caçamba de lixo que foi transformada em casa chique
Notícias

A história por trás da caçamba de lixo que foi transformada em casa chique

publisherLogo
Aventuras Na História
07/03/2023 22h20
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15454051/original/open-uri20230307-18-4vcbkv?1678229310
©Divulgação / TikTok / TheSkipHouse
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nas últimas semanas, uma curiosa residência no centro de Londres chamou a atenção de pessoas do mundo todo pela estrutura. Contudo, engana-se quem acredita que se trata de alguns dos luxuosos palácios da realeza britânica ou até mansões grandiosas, vistas como um marco da arquitetura inglesa.

Na verdade, o lar do artista britânico Harrison Marshall não tem tamanho suficiente para interferir na paisagem urbana da megalópole londrina, mas a forma como foi edificada promove debates sobre design, economia, sustentabilidade e até mesmo temas polêmicos, como superpopulação e especulação imobiliária.

Desde janeiro de 2023, ele se mudou para dentro de uma caçamba, em um projeto ambicioso, planejado durante todo o ano anterior, como ele mostrou em suas redes sociais. Com seus esforços, conseguiu arquitetar uma estrutura de madeira e forro firmes o suficiente para serem pré-fabricadas como uma casa, dentro do espaço disponível em uma caçamba, sendo um contraste as caras moradias na capital inglesa.

O ato foi planejado para chamar também atenção ao alto custo de vida local, como ele relata em seu website, sendo co-fundador da CAUKIN Studio, descrita como "um empreendimento social de design e construção que gera impacto por meio da arquitetura".

Por dentro da caçamba

De acordo com os vídeos que publica no TikTok, a edificação simples foi instalada em dezembro de 2022 e deve ficar no loteamento por 1 ano completo, tendo o custo mensal de apenas 50 euros mensais. Em entrevista a emissora britânica BBC, Harrison acrescentou que o custo para construção da casa sobre a caçamba se aproxima dos 4 mil euros (cerca de R$ 21 mil na cotação atual).

No tour por dentro da residência, ele mostra que a entrada é feita por um pequeno quadrado, acessado por uma escada ao lado da caçamba. A cama fica mais próxima ao topo, em uma espécie de segundo andar, mas a cozinha, contando com um micro-ondas e uma mini-geladeira ocupam o resto da estrutura, permitindo que até duas pessoas fiquem em pé simultaneamente.

Tenho potes, pratos, panelas, talheres... Tenho também vários vizinhos amigáveis! Algumas pessoas me trazem até mesmo refeições quentes, comida caseira mesmo! Muito legais", enfatiza o artista.

Além da recepção calorosa, Harrison ainda filmou populares ao redor de sua "casa-çamba", como apelidou em tradução do inglês; no vídeo, publicado em seu perfil, moradores de prédios altos e espaçosos ao redor se reuniam para tirar fotos sobre a simpática estrutura.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também