A história real do hotel que inspirou 'Only Murders in The Building’
Aventuras Na História
A série ‘Only Murders In The Building’ se tornou um sucesso de audiência e uma das grandes surpresas de 2022 no ramo. A produção que tem no elenco principal Martin Short, Steve Martin e Selena Gomez, conta também com um personagem importante: o próprio prédio.
A residência dos podcasters de resolução de crimes no Upper West Side é a Arconia, que é filmada utilizando uma mistura de cenários internos com papel de parede em abundância no Bronx, paralelepípedos da fachada do Belnord e diversos locais dentro, ao ar livre e ao redor da cidade.
Ainda que o prédio Belnord atraia a atenção dos fãs, o nome do Arconia, na verdade, se refere muito mais ao prédio Ansonia, lendária torre de apartamentos de luxo que ocupa um quarteirão inteiro na Broadway, entre as ruas 73 e 74. O local é composto por 17 andares e 400 unidades únicas. Uma unidade de mais de 3.000 pés quadrados, 4 quartos e 3 banheiros hoje está listada por quase U$ 9.000.000.
Mas a história do prédio não é apenas luxo, já que muitas coisas aconteceram nele. A história obscena e a reputação estridente do Ansonia são dignas de espanto. Confira alguns pontos marcantes da história do prédio:
Passado romântico
William Earl Dodge Stokes, herdou um milhão de dólares após ter processado o irmão depois da morte do pai, e com isso, se afastou do negócio da família, que era de mineração e investiu no ramo mobiliário e desenvolvimento no Upper West Side, o que até então era um bairro muito pobre, no final de 1800.
Mas, no outro lado da cidade, Stokes viu uma foto em uma vitrine de uma herdeira de 15 anos, conhecida como Rita Hernandez de Alba de Acosta, e decidiu que se casaria com ela, mesmo ela ainda sendo adolescente. Ele, que possuía 42 anos, dizia gostar de menina recém-púberes. Muitos acreditam que Rita se casou com ele por dinheiro.
Ela teve apenas um filho com ele e foi embora por volta dos 21 anos, com o que foi considerado o maior acordo de divórcio da época, sendo 2 milhões de dólares em dinheiro e 36 mil dólares anualmente em pensão alimentícia.
Localização
As terras em que o prédio se encontra também possuem raízes tristes, já que faziam parte do Asilo de Órfãos de Nova York. Ele imaginou o local assim como a Broadway, pavimentada e livre de órfãos, apenas uma avenida glamurosa com serviços para clientes bem vestidos. Neste local, ele construiria o “maior hotel de Manhattan”, com todas as regalias possíveis.
O prédio continha a maior piscina coberta do mundo, banhos turcos, uma grande fonte que abrigava focas vivas e restaurantes que eram decorados no estilo de Luís XIV. O Ansonia foi inaugurado em 1904 e possuía banco, salão de festas, alfaiataria e barbearia.
Muitos animais
Stokes imaginava o Ansonia como uma espécie de utopia autossustentável. Ele residia com 4 gansos e um porco como animais de estimação pessoais, já os outros animais ficavam no telhado, como os patos, as 500 galinhas, 6 cabras e um urso pequeno. Devido ao grande número de galinhas, os ovos eram entregues aos inquilinos diariamente.
Para impedir a chamada “fazenda no céu”, o Departamento de Saúde interveio, em 1907, mas Stokes continuou escondendo os animais ilegais no hotel. Quando Helen, sua segunda esposa, se divorciou de Stokes, em meados de 1920, ela disse ao juiz que ele tinha 47 galinhas em torno da luxuosa residência.
Escândalo do Black Sox
Ao longo dos anos, muitos atletas residiram no Ansonia, como Babe Ruth e o boxeador Jack Dempsey, mas nada se comparou ao comportamento de Chick Gandil, o jogador de primeira base do Chicago White Sox. Ele se reuniu junto com o arremessador da equipe para se encontrar com um ex-jogador que representa o rei do jogo Arnold“The Big Bankroll” Rothstein.
Eles concordaram, por menos de 10 mil dólares, em jogar a World Series contra Cincinnati, o que seria o maior escândalo de beisebol da história.
Chefões do crime
Muitas pessoas desagradáveis frequentavam o Ansonia, tal como o Al Adams, também conhecido como “O Rei da Política” ou “O Homem Mais Malvado de Nova York”, a se mudar de sua cela em Sing Sing para o Ansonia. Depois de ficar 2 anos no local, ele foi encontrado na suíte 1579 morto por uma bala.
O legista alegou que foi suicídio, mas, anteriormente, alegaram que Adams foi assassinado por Stokes, por conta de uma dívida não paga.
A amante
O dono do hotel foi baleado por sua amante de 22 anos, Lillian Graham. Ela era dançarina e teria a atacado quando ela se recusou a devolver cartas picantes de amor que teriam trocado e por ele ter recusado por não pagar 25 mil dólares em chantagem. Stokes foi baleado 3 vezes nas pernas e sobreviveu.
Leilão de falência
Stokes morreu de velhice devido a uma grave pneumonia e passou o hotel para seu filho, que não se interessava pelo negócio do pai. O jovem vendeu o prédio à um proprietário corrupto, que levou o hotel à falência. O Ansonia foi a leilão e foi comprado por 50 mil dólares, por Jacob Starr.
Banho gay e clube de swingers
Starr alugou a piscina de Ansonia, nos anos 60, para Steve Ostrow, que transformou o local em um cabaré slash clubes de sexo chamado Continental Baths. O local tinha uma cachoeira e uma sala de orgia e um dispensador de geleia KY. Os visitantes do local podiam ser voyeurs de atos sexuais ao mesmo tempo em que assistiam a um show da Broadway.
Em 1977, os banhos foram fechados e o Retiro de Platão foi aberto, o que era considerado um dos clubes de sexos mais famosos e infames do mundo. Foi adicionado ao local, que era “somente para membros”, colchões no chão, jacuzzi para mais de 50 pessoas, dança de discoteca “roupa opcional”, bar aberto e buffet completo.