A homenagem por trás do nome de Paquetá
Aventuras Na História
Nesta segunda-feira, 5, o meio-campo da seleção brasileira Lucas Paquetá contribuiu com um gol na vitória do Brasil por 4 a 1 contra a Coreia do Sul. Titular em 3 dos 4 jogos disputados, o jogador é o orgulho da ilha onde nasceu, que também lhe rendeu seu apelido.
De acordo com o jornal Metrópole, Paquetá, como é conhecido, não é seu sobrenome, mas sim o nome do local onde ele nasceu e foi criado, na Ilha de Paquetá, localizada na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
O nome da Ilha, em Tupi, significa “muitas pacas” e não há carros, apenas bicicletas e charretes a pedal ou elétricas. Para chegar ao povoado de 3 mil habitantes, é preciso pegar uma barca que sai do centro da cidade.
Em entrevista para a TV Globo, Jardes Nascimento, 24, que estudou com Lucas no 2º ano do ensino fundamental, disse, a respeito dos jogos da Copa do Mundo:
É muito bom ver um cara que cresceu com a gente brilhar tanto lá fora. É o orgulho da ilha. Vamos todos nos reunir para ver seus jogos na Copa do Mundo em um telão”.
História
A avó de Paquetá, Dona Marlene, era a cabeleireira mais conhecida da Ilha e o avô, Seu Altamiro, era quem o levava aos treinos nos clubes do Rio. Os dois passavam quase o dia todo no trajeto entre o povoado e a Gávea, bairro sede do clube do Flamengo.
Quando pequeno, o jogador chegou a trabalhar como guia turístico na Pedra da Moreninha, um dos pontos turísticos mais famosos da Ilha. Após iniciar seus estudos na Escola Municipal Joaquim Manuel de Macedo, Paquetá criou um time de futebol com os amigos do local, sendo inspiração até os dias de hoje para todos os moradores.