Afinal, como surgiu o famoso boneco Michelin?
Aventuras Na História
Uma estratégia de marketing muito popular, e que de fato se provou bastante eficiente ao longo do tempo, é a adoção de mascotes para as marcas, que podem ser de todos os tipos. Por exemplo, hoje é difícil encontrar quem não conheça mesmo figuras sazonais, como o Papai-Noel da Coca-Cola ou o Ronald McDonald, da maior franquia de fast food do mundo.
Entre os mascotes mais famosos da História, um com certeza inconfundível é o boneco da Michelin, uma das principais fábricas de pneus do mundo, com seu visual simples: um humanoide composto por vários pneus brancos empilhados. Criado em 1889, ele não só é importante na construção e estabelecimento da marca, como também ditou padrões nas propagandas no que o sucedeu.
Pilha de pneus animada
A história do ícone da Michelin, por mais que tenha sido caracterizada por grande sucesso, começou ao acaso, tendo ele sido criado pelos próprios irmãos Édouard e André Michelin em 1889.
Tudo começou durante a exposição 'Universal de Lyon', como aponta o site oficial da Michelin, no momento em que Édouard se deu conta de que pneus de bicicleta empilhados pareciam ligeiramente com uma figura humana. Porém, foi somente quatro anos depois que ele, após ver um cartaz do desenhista Marius Rossillon — conhecido como O’Galop —, se lembrou da ideia, que foi, então, colocada em prática.
Assim, o boneco Michelin foi originalmente desenhado por O’Galop, e de fato a ideia se mostrou de bastante sucesso, como pôde ser notado pelos irmãos Michelin com o fortalecimento de sua marca. Na época, no entanto, ele era conhecido por outro nome: Bibendum, proveniente da expressão em latim "nunc est bibendum", ou "agora é hora de beber", utilizada em celebrações especiais.
Embora tenha sido fruto de bastante sucesso de uma ideia do passado, o boneco da Michelin não foi o mesmo desde sempre. Ao longo dos anos, foi apresentando traços cada vez mais humanizados e modernos, para permanecer sempre próximo do grande público e, assim, sendo lembrado para sempre na memória das pessoas.
Vida de conquistas
Apesar dos traços simples e da longa idade — afinal, não é qualquer mascote que dura mais de 130 anos — o boneco Michelin sempre se manteve atual, tendo servido como inspiração para vários outros do tipo.
Além disso, o ícone da empresa de pneus também obteve muito reconhecimento ao longo dos anos, conquistando diversos prêmios com o tempo. Entre as conquistas, foi considerado em 1986 um dos melhores trabalhos de propaganda da época pelo Financial Times, que também elegeu-o como o melhor logo do mundo em 2000, bem como a revista Report On Business. Em 2011, por fim, entrou para a chamada calçada da fama da publicidade, localizada em Nova York.