Home
Notícias
Afinal, qual a origem da máfia?
Notícias

Afinal, qual a origem da máfia?

publisherLogo
Aventuras Na História
12/04/2023 19h34
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15504265/original/open-uri20230412-17-15pxar?1681328424
©Foto de Lenzatic, via Pixabay
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A máfia é conhecida mundialmente como um grupo perigoso, mas muito fiel entre seus integrantes. Para entender como ela nasceu, é necessário “voltar à Itália” do século 9, mais especificamente na região da Sicília, onde os camponeses se organizavam.

Durante o tempo em que o feudalismo ainda era o sistema econômico, o termo “mafiusus” foi criado para se referir àquele que cobrava dinheiro em troca de proteção militar, como explica o professor e historiador Vitor Soares.

Segundo ele, essa é uma possível origem do nome que hoje bem conhecemos: “máfia”. No século 19, na Itália, surge como um grupo de mercenários que recebia dinheiro da população para protegê-la em um período em que o país estava conturbado.

Importância da migração

No entanto, ainda segundo Soares, foi na migração para os Estados Unidos que grupos criminosos como o Cosa Nostra cresceram e ganharam muita fama. Muitos desses grupos nasceram baseados na ideia de que o Estado estaria ausente em diversos momentos e para os grupos sociais menos favorecidos.

Muitas obras retratam a Máfia, e de modos diferentes. Popularmente, a trilogia de filmes ‘O Poderoso Chefão’, de Francis Ford Coppola, traz a figura mais comum de mafiosos, que acabou virando um estereótipo visual dos integrantes de tais grupos — ou famílias, como costumam se denominar.


Desventuras 

O professor Vitor Soares apresenta o Desventuras na História, promovido pelo portal do Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio. No TikTok, o historiador acumula mais de 39 mil seguidores.

Confira o vídeo completo do professor explicando o caso:

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também