Home
Notícias
Agricultor colhe surpreendente mandioca com formato humano no Espírito Santo
Notícias

Agricultor colhe surpreendente mandioca com formato humano no Espírito Santo

publisherLogo
Aventuras Na História
23/01/2025 12h18
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16446651/original/open-uri20250123-18-1dr6mm5?1737634876
©Arquivo Pessoal
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na última semana, um produtor de café do município Alto Rio Novo, no noroeste do Espírito Santo, se surpreendeu com uma colheita em sua roça: uma mandioca com quase 1,70 m de comprimento, pesando cerca de 20 kg e com um formato curioso bastante parecido com um corpo humano.

Agricultor do distrito de Vila Palmerino, Roberto de Souza Teixeira trabalha na produção de café conilon, mas possui mais de dez pés de mandioca plantados para consumo próprio. E hoje, com 43 anos e 25 atuando na agricultura, ele se surpreende com a mandioca colhida recentemente, visto que nunca havia visto um tubérculo tão peculiar.

Achei estranho, muito curioso. Já colhi outras mandiocas grandes, mas nunca desse jeito diferente. É quase maior do que eu", comentou o agricultor ao g1.

Roberto ficou tão intrigado com o tubérculo, que tirou fotos e compartilhou em suas redes sociais, o que lhe rendeu vários comentários e alguma visibilidade. "Parece que está abraçando uma mulher" e "tirou um manequim da terra" são comentários que podem ser lidos na publicação.

"Eu mostrei para o meu filho, que também achou engraçado, e eu sempre posto a minha rotina na roça. Mandei a foto para um amigo meu e aí muita gente começou a mandar mensagem, comentar a foto, dizendo que a mandioca tinha cintura de mulher", brincou Roberto, ainda ao g1.

No entanto, mesmo que a mandioca seja impressionante, ela infelizmente não acabou chegando à panela de Roberto. "A mandioca estava meio velha porque a gente demorou para colher. Então, depois que eu tirei a foto, acabei quebrando tudo e dando para as galinhas. Mas se estivesse nova, com certeza ia fazer mandioca pra comer com torresmo", relatou o agricultor.

+ Dinamarquês quebra recorde com abóbora gigante em concurso

Mandiocas impressionantes

Embora seja inegavelmente inusitado, esta não é a primeira vez que mandiocas singulares são colhidas no Brasil. Em 2023, por exemplo, um casal de Jaguaré, no norte do Espírito Santo, colheu em seu quintal uma que media mais de 2,6 metros; e no mesmo ano, um morador do município de Serra, no mesmo estado, surpreendeu ao colher uma mandioca com 25 quilos de seu quintal.

Conforme explica ao g1 o engenheiro agrônomo e pesquisador doutor em Fitotecnia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Marlon Dutra Degli Esposti, dois fatores são os principais para que a mandioca obtenha tais medidas: a genética e a forma de cultivo.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também