Aliados de Bolsonaro sugerem discurso que reconheça derrota mas aponte ‘injustiças’
Aventuras Na História
Depois de Jair Bolsonaro ficar em silêncio por quase 20 horas sobre o resultado das eleições que ocorreram no domingo, 30, aliados do presidente redigiram um discurso de reconhecimento de derrota.
Bolsonaro é o primeiro presidente do Brasil que não conquistou a reeleição, ao perder por pouco para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula foi eleito com 50,9% dos votos, contra 49,1% de Jair. Ao mandatário, interlocutores do chefe do Executivo sugeriram um texto para o reconhecimento da vitória do adversário.
O documento, segundo relatos, não traria contestação ao resultado, mas citaria “injustiças” que o presidente sofreu em seu governo e durante a campanha. Há a expectativa de que Bolsonaro fale ainda nesta segunda-feira, 31.
Eleições “limpas”
O texto que foi sugerido à Bolsonaro visa manifestar respeito ao regime democrático, mas foi feito de modo cuidadoso para incluir também os militantes bolsonaristas. Existe o receio de que a adoção de uma postura totalmente legalista poderia resultar na perda dos apoiadores mais radicais, segundo a Folha de S. Paulo.
Ao longo de seu mandato, Bolsonaro repetiu diversas vezes que apenas iria reconhecer o resultado das eleições se elas fossem “limpas”. Frequentemente, o presidente levantou dúvidas sobre as urnas eletrônica, acusando que o sistema era vulnerável e que fraudes aconteceram nas eleições de 2018, ainda que ele não tenha provas disso.