Alpinistas fogem após erupção de vulcão ativo na Indonésia; veja vídeo
Aventuras Na História
Um grupo de alpinistas enfrentou momentos de desespero ao ser surpreendido pela erupção repentina do vulcão Dukono, na Indonésia.
A erupção, que lançou uma nuvem de cinzas a 2,4 km de altura, ocorreu enquanto os doze montanhistas exploravam a encosta do monte. Imagens capturadas por um drone do governo local mostram a cena dramática que rapidamente viralizou nas redes sociais.
Eles foram subitamente confrontados pela rápida expansão da nuvem de cinzas e gás vulcânico, que começou a subir pelo lado oposto da encosta. Em uma fuga desesperada, o grupo utilizou técnicas de rapel para escapar dos detritos e gases provenientes da erupção. Felizmente, todos conseguiram sair ilesos da situação.
Incidente evitável
No entanto, o incidente poderia ter sido evitado se o grupo tivesse respeitado os avisos das autoridades. O jornal britânico The Telegraph informou que a Agência Nacional de Desastres da Indonésia já havia emitido alertas, proibindo a entrada em um raio de 3,2 km da cratera do Dukono.
O vulcão está em erupção contínua desde a década de 1930 e atualmente encontra-se em alerta de nível II devido ao aumento da atividade vulcânica.
Ao jornal, as autoridades reforçaram a necessidade de evitar a área, especialmente considerando a presença de dois vulcões ativos na ilha de Halmahera, onde o Dukono está localizado.