Amelia Earhart: Arqueólogo iniciará nova expedição em busca de avião perdido
Aventuras Na História
Richard Pettigrew, diretor-executivo do Archaeological Legacy Institute em Eugene, no Oregon (EUA), é o mais novo cientista tentando encontrar o avião perdido de Amelia Earhart.
Há 88 anos, a pioneira aviadora e seu navegador Fred Noonan desapareceram em 1937, durante a tentativa de Amelia de se tornar a primeira mulher a viajar ao redor do mundo. Assim, Pettigrew montou uma equipe que lançará uma expedição à remota ilha de Nikumaroro (pertencentes à República de Kiribati), no oeste do Oceano Pacífico, para encontrar o Lockheed 10-E Electra de Earhart.
A missão ocorre após anos de Richard coletando e analisando imagens de satélite, vídeo e drones. O explorador acredita que uma anomalia visual metálica e reflexiva, chamada Objeto Taraia, na costa norte da lagoa Nikumaroro, ao longo da Península Taraia, seja o corpo principal e a cauda da aeronave desaparecida.
"Estou bem ciente da história frustrante da busca de décadas por Earhart e Noonan", disse Pettigrew ao NY Post. O pesquisador participou de expedições anteriores a Nikumaroro, onde alguns acreditam que Earhart caiu e morreu.
Como arqueólogo profissional, sou bastante cauteloso quando considero evidências a favor ou contra qualquer hipótese importante como essa".
O desaparecimento
Um dos grandes nomes de sua época, Amelia Earhart desapareceu com Fred Noonan naquela que seria uma viagem recorde ao redor do mundo, em 1937. Eles partiram de Lae, na Papua Nova Guiné, com planos de reabastecer na Ilha Howland antes de continuar sua jornada para Honolulu e seu destino final, em Oakland, na Califórnia.
No entanto, Amelia e Fred enfrentaram um forte vento contrário em Lae quando as transmissões de rádio de Earhart acabaram silenciando. A Marinha e a Guarda Costeira dos EUA conduziram uma busca de 16 dias pela dupla, mas sem sucesso. Earhart foi oficialmente declarada morta em 5 de janeiro de 1939.
Apesar de diversas buscas, e milhões de dólares investidos, ao longo de quase 90 anos, nem os restos mortais e tampouco os destroços do avião foram encontrados.
Pettigrew teoriza que Earhart pousou na planície de recifes do noroeste de Nikumororo — com sua aeronave afundando ao longo da Península de Taraia, onde eventualmente ficou incrustada e coberta por sedimentos. Sua equipe não ofereceu nenhuma explicação sobre as mortes de Earhart e Noonan.
Depois de acompanhar as pesquisas em Nikumaroro por décadas e depois de ir até lá com eles em 2017, desenvolvi grande respeito pela Hipótese Nikumaroro, mesmo na ausência de confirmação absoluta na forma de DNA ou evidência clara do Electra desaparecido", acrescentou.
Agora, ao inspecionar o Objeto Taraia, podemos finalmente obter essa confirmação absoluta. Alguém tem que ir lá e olhar, que é exatamente o que planejamos fazer assim que tivermos o apoio financeiro necessário", finaliza, apontando que sua equipe arqueológica espera viajar para a ilha em agosto.