Home
Notícias
Após alerta na Espanha, destroços de foguete chinês caem no Pacífico
Notícias

Após alerta na Espanha, destroços de foguete chinês caem no Pacífico

publisherLogo
Aventuras Na História
04/11/2022 19h29
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15280977/original/open-uri20221104-634-1tt97bc?1667592405
©Imagem de WikiImages por Pixabay
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um foguete chinês caiu no Oceano Pacífico na manhã de sexta-feira, 4, após assustar a Espanha com a possibilidade de cair sobre o território. O módulo, que perdeu o controle ao entrar na atmosfera, faz parte de uma operação da China para construção de uma estação espacial própria.

Com o alerta, as autoridades espanholas ordenaram o fechamento de parte do espaço aéreo nacional, a fim de evitar choques com aeronaves. Segundo informações do g1, grande parte dos fragmentos do foguete, de modelo Longa Marcha-5B YA, pegou fogo e caiu no Oceano Pacífico.

"Devido ao risco associado à passagem do objeto espacial CZ-5B pelo espaço aéreo espanhol, os voos foram totalmente restringidos na Catalunha e em outras comunidades", anunciou o serviço de emergência da Catalunha, uma das regiões que tiveram o espaço aéreo fechado, pela manhã.

Críticas

Esse episódio rendeu críticas ao governo chinês por parte de agências europeias. Em resposta, o Ministério de Relações Exteriores da China alegou que a reentrada de um foguete na atmosfera é uma prática internacional comum.

"Esse tipo de foguete usa tecnologia especial projetada para que a grande maioria dos componentes que serão destruídos por ablação durante a reentrada na atmosfera, e a probabilidade de causar danos às atividades da aviação e ao solo é extremamente baixa", disse o porta-voz do Ministério, Zhao Lijian.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também