Após alerta na Espanha, destroços de foguete chinês caem no Pacífico
Aventuras Na História
Um foguete chinês caiu no Oceano Pacífico na manhã de sexta-feira, 4, após assustar a Espanha com a possibilidade de cair sobre o território. O módulo, que perdeu o controle ao entrar na atmosfera, faz parte de uma operação da China para construção de uma estação espacial própria.
Com o alerta, as autoridades espanholas ordenaram o fechamento de parte do espaço aéreo nacional, a fim de evitar choques com aeronaves. Segundo informações do g1, grande parte dos fragmentos do foguete, de modelo Longa Marcha-5B YA, pegou fogo e caiu no Oceano Pacífico.
"Devido ao risco associado à passagem do objeto espacial CZ-5B pelo espaço aéreo espanhol, os voos foram totalmente restringidos na Catalunha e em outras comunidades", anunciou o serviço de emergência da Catalunha, uma das regiões que tiveram o espaço aéreo fechado, pela manhã.
Críticas
Esse episódio rendeu críticas ao governo chinês por parte de agências europeias. Em resposta, o Ministério de Relações Exteriores da China alegou que a reentrada de um foguete na atmosfera é uma prática internacional comum.
"Esse tipo de foguete usa tecnologia especial projetada para que a grande maioria dos componentes que serão destruídos por ablação durante a reentrada na atmosfera, e a probabilidade de causar danos às atividades da aviação e ao solo é extremamente baixa", disse o porta-voz do Ministério, Zhao Lijian.